Compartilhe


ExpoAgro marca retomada de eventos agro em Pirapora

CELEBRAÇÃO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
22/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

O assessor especial da diretoria do Sistema Faemg Senar, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), participou da solenidade de abertura da 1ª Feira do Agronegócio de Pirapora (ExpoAgro). A feira, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Pirapora, marca a retomada dos eventos agropecuários na cidade após quase dez anos sem ações oficiais.

A abertura contou com a presença de centenas de produtores da região, que tem avançado anualmente no seu potencial agrícola em várias cadeias produtivas. Toninho de Pompéu destacou como o produtor rural, cada vez mais, tem sido valorizado e reconhecido.

“O produtor rural se uniu, se mobilizou. E é uma satisfação muito grande a gente celebrar, não só pela comida que nós colocamos na mesa de pessoas no Brasil e no mundo, mas também, principalmente agora, que a sociedade e os bons políticos estão reconhecendo que o produtor merece respeito”, destacou Pompéu.

Toninho de Pompéu visitou o SPR

Localizada às margens do Rio São Francisco, Pirapora conta com mais de 35 mil hectares de área com estabelecimentos rurais, que envolvem cadeias produtivas diversas, com destaque para grãos, bovinocultura e fruticultura irrigada. Para o presidente do SPR, Helder Braga, a tendência é a região avançar ainda mais e a exposição acompanhar esse crescimento. “Essa feira é um divisor de águas para que possamos auxiliar o produtor rural a desenvolver as suas atividades e produzir alimento para o mundo”.

Moradora da cidade vizinha, em Várzea da Palma, Maria das Dores Rezende aprovou a retomada da exposição. Ela, que tem uma granja de ovos, apostou em trazer seus produtos em busca de novos parceiros comerciais e divulgação da marca.

"É muito importante para nós produtores rurais as exposições e feiras, porque é onde encontramos nossos parceiros. E esse trabalho ajuda a valorizar e a fixar o produtor no campo. As feiras aqui pela região sempre nos surpreendem", contou.

A programação da ExpoAgro segue até o sábado (23/8). Estão previstas palestras técnicas, feira de animais, demonstração de produtos agrícolas, feira da agricultura familiar, shows culturais e debates sobre as alternativas para a evolução da produção rural no Norte de Minas.

O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, que palestrou dentro do Seminário Caminhos do Campo com o tema Licenciamento Ambiental - Projeto Produtores de Água, e o gerente regional Dirceu Martins, também acompanharam a cerimônia de abertura.