Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Programa realiza mais de 1 mil exames no Norte de MG

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
03/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG
Carreta da Saúde contabilizou mais de 1 mil exames no Norte de Minas

A carreta do Programa Saúde Itinerante levou mais saúde para os moradores das cidades de Espinosa, Porteirinha e Janaúba, no Norte de Minas, entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. A ação, uma iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Hospital de Amor, referência no tratamento do câncer, contabilizou mais de 1 mil exames realizados na região, contribuindo diretamente para desafogar a fila de espera das secretarias de saúde dos municípios, em especial para o público da zona rural.

“Essa é uma iniciativa importante para a região, pela prevenção que é essencial para a saúde. Aqui por exemplo, onde o sol é abundante, o exame de rastreamento do câncer de pele é essencial. Iniciativas como esta trazem melhorias para a saúde e dignidade, mostrando que o Sindicato Rural não é só exposição e festa, também integra a população”, pontuou o diretor do SPR de Janaúba, Roberto Amaral, última cidade da região a receber as ações.

Foram ofertados exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata. Os Sindicatos Rurais de cada cidade foram parceiros nas ações, assim como as prefeituras municipais, que aproveitaram o contingente de pessoas para exames complementares, como teste de glicemia, HIV, Doença de Chagas, entre outros.

Pequeno produtor de feijão e milho, Antônio Pereira de Castro se surpreendeu com a qualidade dos exames. “Eu tirei um tempinho para vir cuidar da saúde porque, se não nos importarmos com ela, depois ficar pior. Vim fazer o exame de PSA e o rastreio do câncer de pele, que eu nunca tinha feito antes. Após os exames a gente fica mais tranquilo. Se descobrir algo já trata logo”, destacou o produtor.

Até o mês de novembro a carreta da saúde seguirá para mais seis compromissos. As próximas cidades, no mês de outubro, serão Pedra Azul, Salinas e Taiobeiras.