Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Mulheres e Jovens Construindo o Futuro do Agro em Barbacena

PRODUTOR DO FUTURO
ESCRITO POR CARLA ARANTES DE JUIZ DE FORA
08/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena realizou no dia 5 de setembro, encontros com dois públicos muito importantes e que estão cada vez mais valorizados no agro: mulheres e jovens. A gerente da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, conversou com produtoras rurais, técnicas de campo, profissionais e estudantes sobre a participação não apenas no campo, mas também no planejamento, contabilidade, comercialização e todas as fases que envolvem o trabalho nas propriedades.

“A proposta é mostrar o que é o Sistema, tudo o que oferecemos para ajudar na formação delas, além da necessidade delas criarem uma rede de conexão, de se fortalecerem, de buscarem conhecimento”, explica Silvana.

Julimeire Santos saiu de Santos Dumont e foi até Barbacena para participar do encontro. Ela é produtora de morango, atendida pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar e vê na reunião a oportunidade de trocar experiências com outras produtoras. “Isso ajuda muito no nosso dia-a-dia. Às vezes você está passando por uma coisa que um outro colega produtor também enfrenta, mas ele já conseguiu superar. Com isso você vai aprendendo”, diz Julimeire.

Para o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Áureo Lobato, a participação das mulheres contribui muito para o aumento da renda familiar. “A mulher trabalha com muita eficiência no campo e ainda tem outras preocupações com a família, com a educação dos filhos, com os cuidados com a casa. Por isso trazemos aqui informações importantes sobre direitos e deveres das mulheres”, afirma Rubens.

Sucessão em pauta

O tema sucessão rural também foi tratado com os jovens da região e é considerado um dos grandes gargalos do agro. “Muitos pais não criaram os filhos mostrando o valor daquilo que eles fizeram”, explica Silvana Novais, “então há um vazio nas propriedades nessa continuidade”. O objetivo do encontro é mostrar que com o agro é possível ter uma vida de qualidade.

Existe também a preocupação com a formação, uma vez que os jovens têm mais facilidade com tecnologias e acesso à educação formal. Daí, surge a necessidade de criar uma melhor relação entre pais e filhos no campo, para que os mais velhos entendam que o jovem tem muito a contribuir e que os jovens percebam o quanto podem aprender com a experiência dos antecessores.

“Antigamente, os pais falavam com os filhos para irem estudar fora e ficar nas grandes cidades para trabalhar. Hoje não, eles se formam e voltam para as propriedades com as tecnologias, com os conhecimentos, melhorando cada vez mais a renda, os ganhos das propriedades”, afirma Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, que também esteve presente no evento em Barbacena.