Compartilhe


Oficinas abrem ações do Sistema na Expomontes

EXPOMONTES
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
30/06/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Os alunos puderam aprender como aproveitar todas as peças do suíno para diversas opções de fabricação e venda de produtos

Duas oficinas abriram as ações do Sistema Faemg Senar dentro da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), no Norte de Minas. A feira, que chega a sua 51ª edição, é uma das maiores do estado e contará com diversas ações até o próximo dia 13 de julho.

Os treinamentos foram para desossa de suínos e produção de carne na lata. Os alunos, produtores e empreendedores rurais, conheceram, passo a passo, como aproveitar todas as peças do suíno, para diversas opções de fabricação e venda de produtos. Na segunda parte do dia, a produção da carne na lata, uma especiaria típica da culinária mineira, tomou conta da cozinha.

Pequeno produtor da pecuária de corte e iniciando as atividades na suinocultura, Rossano Clender Rodrigues, participou das duas capacitações. Para ele, a oficina é uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e pensar em novos investimentos profissionais. “Eu vim para adquirir o conhecimento, porque eu pretendo trabalhar nessas áreas, aprender os vários cortes nas carnes e opções de beneficiamento”, afirmou.

Até o dia cinco de julho ocorrem novas turmas em formato de oficinas voltadas para o preparo de carnes, com capacitação para carne de sol, torresmo à pururuca, pescados, entre outros.

Mais ações

Além das oficinas, o Sistema Faemg Senar, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, levará ao público mais ações. Estão na lista os cursos de defumador de carnes e pescados, drones, manutenção de tratores, gestão de pessoas e produção artesanal de quitandas.

No estande montado em parceria com o Sebrae Minas estarão expostos vários produtos da agroindústria, de produtores que foram assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), como queijos, méis e cachaça.

“A gente sabe que a exposição agropecuária é uma das grandes vitrines do agronegócio no nosso estado. Então, é fundamental essa presença nossa aqui, validando o trabalho do produtor rural e melhorando, cada vez mais, essa atuação no que tange a gestão e profissionalização do produtor rural”, avalia o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins.