Compartilhe

A tecnologia no campo de forma simples e acessível

ARTIGO FAEMG DIGITAL
ESCRITO POR ADRIANO CUNHA*
16/04/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG

Desde o ano passado, com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, não foram raras as notícias de produtores rurais que se reinventaram para garantir o sustento. Em Bambuí, por exemplo, o casal de horticultores Eliane e João Batista Pio criou um grupo de WhatsApp, com a ajuda dos dois filhos adolescentes e, descobriram assim, uma nova forma de escoar as 40 variedades de frutas, verduras e hortaliças que cultivam. Com uma lista de 70 clientes, ele estimaram que conseguiram dobrar as vendas.

O exemplo de Eliane e João vai de encontro aos dados apresentados pela pesquisa “A mente do produtor brasileiro na era digital”, feita pela empresa de consultoria McKinsey. O estudo relata que os produtores brasileiros aceleraram mais a transformação digital de suas operações, se comparados aos produtores estadunidenses ou europeus, desde o início da pandemia.

Essa transformação no uso das ferramentas digitais, acelerada pela expansão da covid-19, mostrou que a tecnologia no dia a dia do campo pode ser simples e muito eficiente. Além dos maquinários e bancos de dados robustos que alimentam computadores, muitos produtores rurais perceberam como um simples celular conectado à internet pode fazer diferença nos negócios.

Essa também é a proposta da Faemg Digital: um ecossistema que oferece diferentes soluções para o dia a dia do produtor rural, acessíveis pela tela de um celular.

Além da Faemg Saúde, que validada pela Unimed, oferece amplos serviços médicos aos seus associados, existem também uma série de outros produtos que agilizam a rotina administrativa na fazenda. É o exemplo do Certificado Digital que elimina a necessidade de ir a um cartório para assinar documentos ou reconhecer firmas, ou ainda, a Faemg Cargas e a Faemg Rastreamento, que reduzem os custos de transporte, facilitam a contratação de frete e permitem o monitoramento dos veículos apenas acessando o celular.

A proposta de simplicidade e eficiência também fazem parte de produtos como a Faemg Seguros, com coberturas para diferentes necessidades de uma fazenda; a Faemg Energia Sustentável 1 e 2 que permitem um investimento extremamente inteligente a curto ou longo prazo, já que reduzem a conta de energia e transformam a propriedade em uma unidade mais sustentável. E, por fim, a Faemg Conta Digital, a única conta bancária on-line que tem parceria com o IMA, o que permite o pagamento da DAE para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de outros benefícios comuns em uma conta virtual.

Todos os produtos da Faemg Digital podem ser contratados a distância, têm a garantia do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, além de um grupo de consultores prontos para tirarem todas as dúvidas. Outra vantagem é que os serviços prestados pelos produtos estão disponíveis pelo celular. Afinal, inovação e tecnologia no campo não precisam ser complexas.

Ficou curioso?

Acesse www.faemgdigital.com.br e saiba mais.

Ou ligue para (31) 3074-3070

*Adriano Cunha é gerente deArrecadação e Cadastro do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.