Com o início do plantio do milho e da soja, é hora de fazer um seguro agrícola para grãos, já que as variações do clima podem causar prejuízos. Especialistas aconselham a contratação do seguro de cobertura básica e obrigatória, o que garante ressarcimento em casos de perdas como:
1. Granizo
2. Geada
3. Incêndio e raio
4. Seca
5. Ventos fortes
6. Variação excessiva de temperatura
7. Tromba d’água
8. Chuva excessiva
9. Inundação e alagamento (imprevisto e inevitável)
Também é fundamental que o produtor rural converse com o corretor, tire todas as dúvidas, além de observar questões como:
1. Riscos cobertos
2. Riscos excluídos
3. Vigência
4. Valor da saca
5. Valor da importância segurada
6. Produtividade esperada
7. Nível de cobertura
8. Se possui franquia ou não
9. Obrigações do segurado
10. Prazo da carência
11. Apuração dos prejuízos indenizáveis
12. Documentação necessária
13. Subvenção do governo
14. Procedimento em caso de sinistro
O valor do seguro e as condições para aceitação levam em consideração questões como município, o Zoneamento Agrícola, o período de plantio, tipos de solo, rotação de culturas, se são irrigadas e, ainda, se as sementes utilizadas são certificadas ou salvas.
O seguro agrícola também conta com um programa de subvenção do governo, o chamado Prêmio do Seguro Rural (PSR), um ressarcimento que pode variar de 25 a 40% sobre o valor. A subvenção não é garantida nos casos em que o agricultor tenha registro no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Por isso, para ter mais possibilidades de receber a subvenção, é recomendado que a contratação do seguro seja feita com antecedência.
Quer saber mais?
A Faemg Seguros conta com a parceria da Cooptrade Seguros e tem uma equipe de consultores preparados para atender o produtor rural e responder todas as dúvidas sobre contratação. Fale conosco pelo WhatsApp (31) 98305-6139 ou fixo (31) 3074-3067.
Saiba mais: www.faemgdigital.com.br/seguros
Redes sociais: @faemgdigital
*Adriano Cunha é gerente de Arrecadação e Negócios - GAPS