Parceria fortalece identidade e competitividade dos produtos artesanais de MG
A tradição, a inovação e o sabor do campo mineiro agora caminham juntos em um mesmo projeto. A união entre o Origem Minas e o Empório Senar, oficializada durante o Festival do Queijo Artesanal (FQAM 2025), amplia a força da mineiridade, conecta produtores a novos mercados e reforça o protagonismo do estado no mapa da gastronomia, do empreendedorismo e da valorização cultural.
O Origem Minas, fruto da parceria entre o Sistema Faemg Senar e o Sebrae Minas, nasceu em 2012 com a missão de destacar a qualidade e a diversidade dos produtos mineiros, reforçar a identidade regional e abrir portas para novos negócios. Já o Empório Senar, lançado posteriormente, consolidou-se como vitrine para os resultados da capacitação no campo, reunindo produtos de excelência produzidos por ex-alunos dos cursos de Formação Profissional Rural, Promoção Social, Educação Formal e a Distância do Senar Minas, e de atendidos pelo ATeG.
“A união entre Origem Minas e Empório Senar representa a soma de forças em prol do agro mineiro. Juntos, os projetos ampliam a visibilidade dos produtos artesanais mineiros, fortalecem sua identidade regional e geram mais oportunidades de negócio para os produtores do estado. Na prática, essa união significa mais capacitação, regularização, promoção e acesso a mercados diferenciados, fortalecendo a nossa identidade regional”, destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Origem
O Programa Origem Minas surgiu de uma oportunidade ligada à Copa do Mundo de 2014 para aproveitar a visibilidade dos grandes eventos esportivos no Brasil com a promoção do agronegócio mineiro em escala nacional e internacional. Ao longo dos anos, o projeto ampliou seu alcance.
Por meio de capacitações, consultorias, eventos gastronômicos e ações de promoção comercial, conectou pequenos produtores a consumidores, chefs, lojistas e formadores de opinião. Hoje, com 463 empresas cadastradas, o Origem Minas é um canal para valorização da mineiridade e fortalecimento de negócios locais.
Já o Empório Senar tornou-se um espaço para comercialização e degustação de produtos elaborados com dedicação e apoio técnico. Mais que um ponto de venda, ele reforçou o papel do Senar como parceiro na valorização do trabalho rural, aproximando o consumidor da produção artesanal mineira e abrindo novas oportunidades de mercado para pequenos produtores.
O conceito de origem, que traduz o território, a história, a cultura e os hábitos de Minas, segue no centro dessa nova fase. O movimento Origem Minas + Empório Senar vai além da promoção comercial representando um símbolo da força do campo mineiro, uma vitrine que conecta tradição e modernidade e projeta Minas Gerais como referência em qualidade, inovação e identidade cultural.
Para o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, são muitos os ganhos desta união. “A parceria com o Senar amplia ainda mais as oportunidades para que pequenos produtores e agroindústrias se preparem para produzir, embalar, gerenciar, inovar, promover e vender em eventos diferenciados, levando adiante a essência da mineiridade”, concluiu.