Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas

INCÊNDIOS RURAIS
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
13/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A prevenção e combate aos incêndios no meio rural ganham mais um capítulo nesta segunda-feira (13/10) com a assinatura do Protocolo de Intenções que formaliza a união entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e o setor agropecuário. A iniciativa envolve o Sistema Faemg Senar, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Associação Mineira da Indústria Florestal, o Sistema Ocemg, a Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). O acordo prevê ações conjuntas, entre elas, a capacitação de brigadas rurais, troca de informações sobre focos de calor e promoção de educação ambiental.

O protocolo surge diante do aumento das queimadas em Minas, que entre julho e setembro de 2024 atingiram mais de 305 mil hectares e causaram prejuízos de R$ 1,2 bilhão, especialmente em pastagens e lavouras. A iniciativa busca fortalecer a atuação integrada e ampliar a colaboração entre governo, produtores e sociedade na proteção ambiental e redução dos impactos das queimadas.

“Nós sabemos quanto os incêndios causam danos às nossas florestas, às áreas plantadas e às propriedades rurais. Precisamos cuidar com atenção desse ativo valioso, fortalecer a prevenção e investir em capacitação, como já fizemos ao treinar mais de 5.000 pessoas nos últimos anos. É hora de agir de forma conjunta, planejada e preventiva. O fogo não é prática do produtor rural moderno, e sim um risco que precisa ser combatido com orientação e união. Contem conosco para seguir juntos nesse esforço por uma Minas mais segura, produtiva e em paz” comenta o presidente do Sistema Faemg Senar Antônio de Salvo durante a cerimônia.

O Estado de Minas Gerais possui uma das maiores áreas rurais do Brasil, com destaque para culturas agrícolas de grande relevância nacional e global como florestas plantadas, soja, cana-de-açúcar, milho, algodão, dentre outras. O período de estiagem intensifica a vulnerabilidade do meio rural à ocorrência de incêndios, que acarretam prejuízos econômicos, ambientais e sociais, afetando agricultores, comunidades rurais e matas nativas.

Entidades se unem para prevenir incêndios e proteger o meio rural

“A assinatura deste protocolo representa um marco de maturidade institucional para o nosso estado. Trabalhar em parceria com o setor agropecuário é essencial, precisamos unir forças, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas. Temos tecnologia, conhecimento e, sobretudo, comprometimento para agir de forma coordenada, proteger o meio ambiente e garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento de Minas Gerais. O fogo não reconhece fronteiras, mas, juntos, estaremos cada vez mais preparados para enfrentá-lo” afirma a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Jordana Daldegan.

O protocolo reforça o compromisso das instituições em desenvolver normas técnicas conjuntas, promover a capacitação de brigadas rurais, compartilhar os focos de calor mapeados e integrar esforços para fortalecer a resiliência das comunidades frente aos incêndios florestais. A iniciativa busca alinhar estratégias de comunicação, educação ambiental e políticas públicas voltadas à sustentabilidade, criando uma rede colaborativa entre governo, produtores e sociedade civil para enfrentar os desafios causados pelas queimadas no campo.

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e abastecimento, Thales Fernandes reforçou a importância da união entre os setores. “A prevenção de incêndios rurais, junto a todos esses parceiros, é fundamental. Nosso objetivo é alertar e conscientizar cada vez mais o produtor sobre os riscos do fogo no campo. Os protocolos firmados priorizam justamente a prevenção e a agilidade no combate aos primeiros focos. Unindo forças e levando conhecimento até a ponta, junto aos produtores, tenho certeza de que conseguiremos reduzir significativamente os incêndios florestais e garantir colheitas mais fartas, ano após ano.”

Também estiveram presentes para assinar o Protocolo, a Presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), Adriana Maugeri; o Assessor institucional do sistema Ocemg, Geraldo Magela da Silva; o Presidente da Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), Mário Campos e o diretor e presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater-MG, Otávio Maia.