Compartilhe


Objetivo é mostrar ao jovem que o agro tem muito a oferecer

COMISSÃO FAEMG JOVEM
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
18/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A vontade de mudança e as inúmeras possibilidades do agro deram o tom à primeira reunião da Comissão Faemg Jovem do Sistema Faemg Senar, realizada de forma virtual na tarde de segunda-feira (17/4). Em todas as propostas apresentadas durante o encontro, ficou clara a necessidade de apresentar o setor à juventude mostrando como ele se conecta com os temas de interesse desse público hoje – especialmente os jovens que estão fora do meio rural.

“Se queremos mudanças, é preciso mudar a visão de quem está fora, inovar e mostrar para a população o que o agro realmente faz”, opinou Felipe Alves da Silva, presidente da comissão e do Sindicato de Produtores Rurais de São João do Manhuaçu. Nesse sentido, está um mapeamento de dados quantitativos e qualitativos da juventude rural, dos casos de sucesso e de pessoas de referência no agro hoje e contatar parceiros que já atuam com a juventude para apoiar em projetos da comissão.

O grupo também planeja estreitar o contato com jovens universitários por meio dos eventos das instituições acadêmicas. Essa é uma das ações de interiorização previstas, como mostrou Tatiana Minardi, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito. Tatiana pontuou que essas atividades teriam valor não só para divulgar o trabalho da comissão, mas também agregam para o desempenho acadêmico dos participantes.

Felipe Alves, presidente da Comissão

Temas transversais

A Comissão Faemg Jovem também quer chamar a atenção para outros desafios do agro. Trabalhos envolvendo as escolas e empresas de tecnologia são as propostas para debater as oportunidades de trabalho no meio rural para promover a sucessão familiar no campo, desmistificar o papel do agro na sustentabilidade e fortalecer a aproximação com a tecnologia. A representação política também é uma diretriz da Comissão, que planeja mapear instituições estratégicas e apresentar projetos pertinentes nesse âmbito.

A comunicação também é um ponto de atenção da comissão. A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, pontuou que o grupo precisa estar nas mídias em que esse público está presente, divulgando suas ações e, especialmente, abrindo a porta para os interessados em participar.