Profissionais ligados à área de cafeicultura e atuam junto ao Sistema Faemg Senar participaram de um treinamento sobre a nova metodologia internacional de avaliação de cafés especiais. O treinamento ocorreu em Varginha, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
A Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar destaca que a iniciativa reforça o compromisso em preparar instrutores e produtores para as exigências do mercado de cafés especiais. A capacitação foi ministrada pelo instrutor da Specialty Coffee Association (SCA), Joel Shuler. Ele apresentou as mudanças no formulário de provas de cafés, que deixou de ser regido pelo Coffee Quality Institute (CQI) e passou para a SCA.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, especialista em café, participou da capacitação e destacou que os Q-graders precisam dessa atualização para continuarem aptos a avaliar cafés em escala internacional. "Foi um momento de troca e avanço de conhecimentos”.
Segundo Marcos, a nova metodologia de prova de cafés especiais, intitulada CVA - Coffee Value Assessment, é uma ferramenta para a indústria identificar e mostrar o valor dos cafés para os consumidores finais. "De acordo com a nova proposição, cafés especiais passam a ser cafés, ou experiências com cafés, que são reconhecidos pelos seus atributos, resultando em um valor percebido mais alto no mercado”.
Ele explicou que, embora neste ano a metodologia anterior ainda esteja em vigor em algumas avaliações, inclusive no Cupping do programa ATeG, o prazo para adaptação vai até 2026. “Além dos concursos de qualidade passarem a usar o novo formulário, os cursos de cafés especiais do Sistema Faemg Senar também serão atualizados”, acrescentou.
Para o supervisor do Programa ATeG Café+Forte, Daniel Prado, também instrutor do Senar Minas, a atualização fortalece a atuação junto aos produtores rurais. “O curso nos qualificou e trouxe informações que certamente vão beneficiar diretamente os cafeicultores. Precisamos estar sempre à frente das tendências para orientá-los da melhor forma”.