Compartilhe

Diário Sistema FAEMG - edição 14 de maio

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
14/05/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

ATLAS DA IRRIGAÇÃO

Na reunião da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentou o Atlas da Irrigação, que contribui para o reconhecimento da agricultura irrigada. É, também, subsídio para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos.  Já a empresa Valley (Valmont Solar Solutions) apresentou sistemas de irrigação movidos à energia fotovoltaica, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) fez uma apresentação de proposta sobre parques solares como estratégia energética para expansão da agricultura irrigada no Brasil. E, por fim, houve discussão sobre a Resolução 901 da ANELL, que trata do recadastramento para fins de aplicação dos descontos da tarifa de energia elétrica.


“O Sistema FAEMG pediu tratativas urgentes da CNA com a ANEEL sobre a Resolução 901, que trata do recadastramento das unidades consumidoras rurais, no sentido de ter esclarecimentos e orientações para as distribuidoras de energia. É importante também haver uma lista adequada e possível de documentos a serem apresentados pelos produtores e que não seja punitivo algum desdobramento que possa vir a acontecer com a auto declaração relacionada aos documentos de comprovação de regularização ambiental. Adicionalmente, pedimos ações para revogação do Decreto 9.642, que retira benefícios tarifários ao consumidor rural de energia.”
Aline Veloso, Gerente Técnica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

“Ficou demonstrado na reunião que a energia fotovoltaica, como alternativa em sistemas de irrigação, além de solucionar problemas como a disponibilidade e qualidade de energia, pode também ser atrativa financeiramente, dependendo do projeto. Outro ponto foi a divulgação do Atlas da Irrigação, que contribui para o reconhecimento da agricultura irrigada e é um importante instrumento na gestão de recursos hídricos.”
Guilherme Oliveira, analista ambiental do Sistema FAEMG

Acesse o Atlas da Irrigação: http://bit.ly/AtlasIrrigacao

CAPACITAÇÃO PARA AULAS VIRTUAIS AO VIVO

Na próxima semana, a Gerência Pedagógica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES irá treinar 48 instrutores de Formação Profissional Rural e Promoção Social para atuação nas Aulas Virtuais ao Vivo (AVV). Outras turmas de 47 instrutores também já foram capacitadas de forma on-line, com a condução da analista pedagógica Cristiane Trigueiro.

“O objetivo é apresentar as ferramentas e ensinar a utilizá-las nos cursos e adaptá-las na nossa metodologia de ensino, tornando as aulas virtuais mais dinâmicas, interativas e agradáveis. Essa capacitação é pré-requisito para o instrutor ser credenciado nos diversos cursos virtuais ofertados pelo SENAR MINAS.” 
Mírian Rocha, gerente Pedagógica

Saiba mais: http://bit.ly/novoscursosaviculturaeducacao

 

NOVO CURSO DE COMPOST BARN

Instrutores participaram do encontro de repasse técnico para o novo curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES: Trabalhador da Pecuária (Bovinos Leite) – Manejo do Compost Barn. Vinte e um profissionais, já credenciados ao SENAR para atuar em cursos de Bovinocultura de Leite, foram treinados pelos novos instrutores e elaboradores do conteúdo, Dênio Figueiredo e Raul Ribeiro, que participaram do evento na Fazenda Futura.
A analista técnica da Formação Profissional Rural do SENAR, Marília Saraiva, acompanhou todo o treinamento; juntamente com a gerente de FPR e PS, Liziana Rodrigues; e a gerente Pedagógica Mírian Rocha. 

Saiba mais: http://bit.ly/repassestecnicos

 

USO PRÓPRIO  DE SEMENTES

O Grupo de Trabalho de Tecnologia da CNA se reuniu para tratar da elaboração das propostas do setor produtivo sobre o uso próprio de sementes na revisão da Instrução Normativa MAPA nº 9 de 02/06/2005, que regulamenta as normas para produção, comercialização e utilização de sementes.
“Trabalhar para que essa Instrução Normativa atenda aos produtores rurais de forma adequada, garantindo, por exemplo, o direito de salvar sementes para uso próprio, é o foco desse grupo de trabalho.”
Caio Coimbra, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

 

EMPREENDEDORAS DO AGRO - UM OLHAR PARA O FUTURO

Como aproveitar oportunidades frente às transformações sociais - cada vez mais aceleradas -, os novos comportamentos advindos da pandemia e a passagem do chamado “Mundo Vuca” para o novíssimo conceito de “Mundo Bani”. Estes foram alguns dos temas centrais na live As mulheres assumindo o seu papel, promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em seu canal no Youtube.

Mais informações: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/um-olhar-para-o-futuro