Compartilhe

Diário Sistema FAEMG - edição 13 de maio

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
13/05/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO

A identificação de espécies de forrageiras adaptadas para o clima seco do semiárido, como alternativa de alimentação e nutrição para a pecuária da região é foco das pesquisas a partir de parceria entre a CNA e a Embrapa. No quarto ano do projeto, a boa notícia dos cardápios forrageiros foi apresentada na abertura do evento Dia de Campo Virtual, hoje, que contou com a participação do presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões e de outros representantes de Minas Gerais. Também foi assinado um termo de cooperação técnica para a segunda fase do projeto, em que as espécies selecionadas na etapa inicial serão analisadas pela capacidade de suporte quando submetidas ao pastejo dos animais diariamente. No próximo dia 20, será feito o dia de campo das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) do estado – Montes Claros e Carlos Chagas.

“Este trabalho de pesquisa para garantir novas fontes de alimento para a pecuária destas regiões carentes é de grande importância para seguirmos no aumento da nossa produtividade e expandir nossas fronteiras de produção. A continuidade do projeto é fundamental. Um destaque foi a palma forrageira, que já é utilizada em Minas como ótima solução para substituição parcial da alimentação animal e, com a escalada dos preços dos insumos neste ano, deverá ter maior interesse de utilização pelos produtores.”
Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG

?

 

DESCOMPLICANDO O CAR

Dos mais de 6 milhões de CARs no Brasil, quase 1 milhão são de Minas Gerais, portanto, um desafio hercúleo para a análise do órgão ambiental e prosseguimento da regularização segundo o Código Florestal, em prazo hábil. De 2014 até hoje, apenas 3% dos cadastros no país foram analisados. Hoje, foi lançada a plataforma Analisacar, que deve facilitar este processo. E trazer benefícios para os produtores rurais.  

“A ferramenta utiliza dados de sensoriamento remoto para a análise automática do CAR, e o ideal é que seja aplicada para a maioria dos imóveis rurais no estado. Ajustes são necessários, e nesse sentido, já alinhamos com a CNA o agendamento de reunião com o MAPA/SFB para tratarmos particularidades de Minas.”
Ana Paula Mello, gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

?

NA IMPRENSA

O Projeto de Lei 3.292/20, que prevê que 40% do valor repassado pelo governo federal para aquisição de leite a ser destinado às escolas seja usado em aquisições de laticínios locais registrados e a preços de mercado foi tema de reportagem do Diário do Comércio. O analista de Agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Wallisson Lara comentou a medida.

?

 

AULAS VIRTUAIS AO VIVO

Já conhece as novas Aulas Virtuais ao Vivo do Sistema FAEMG/SENAR/INAES? Tem opções para todas as áreas. 

 

14/5/2021 - SEXTA-FEIRA

8h30 - Reunião AT&G Apicultura – São Domingos do Prata

14h - 2ª Reunião da Comissão Gestora do Nosso Ambiente Interno (on-line)

14h - Reunião da Câmara Técnica Setorial de Aquicultura do CEPA/SEAPA (on-line)

15h - Apresentação do projeto Campo Certo aos Gestores (on-line)

16h - Oficina Metodológica – Atividades Lúdicas Integradas (on-line)

17h - Webinar "A fiscalização do trabalho em caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques - NR 13"– Superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif e equipes (on-line)

 

?

 

?