Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro Mulheres do Agro marca início da Expô Janaúba

EVENTO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
30/05/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A edição 2025 da Exposição Agropecuária de Janaúba (Expô Janaúba), uma das maiores do Estado, foi oficialmente aberta e já com ações do Sistema Faemg Senar na manhã desta sexta-feira (30/5), como o 1º Encontro Mulheres do Agro de Janaúba, que reuniu centenas de produtoras rurais. A programação debateu temas que valorizam o papel da mulher no campo. Na palestra de abertura, a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, lembrou que a participação das mulheres na gestão dos empreendimentos rurais tem crescido, mas é preciso ampliar as ações dentro dos sindicatos rurais.

Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, enfatizou importância das mulheres do agro

“A participação das mulheres, em Minas Gerais, dirigindo propriedades, cresceu 46%, segundo o Censo de 2017 em comparação a 2006. Mas as mulheres sempre estiveram no campo. A questão é que, agora, a gente começou a aparecer e assumir nossos lugares. Mas precisamos ir além deste encontro e criar núcleos fixos de trabalhos dentro dos sindicatos rurais, participar das atividades e dar a nossa contribuição, ajudar a pensar nas estratégias”, declarou Silvana Novais.

Também houve palestras sobre sucessão familiar e inteligência emocional na gestão dos negócios. Para a produtora rural Nilde Antunes Lage, que atua na fruticultura, é preciso que a produtora rural acredite que pode ocupar a posição que quiser. Para ela, que lembrou na sua fala a luta diária de quem produz, o encontro é o início de um grande movimento. “Certamente, se a gente fosse contar no livro a história de cada uma dessas mulheres aqui, seria uma história maravilhosamente linda de silêncio. Essa é a verdade de cada mulher que está aqui. Mas nós somos a força que mora no campo”, salientou a produtora.

Solenidade de abertura

Promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, a 42ª Expô Janaúba foi aberta durante solenidade na noite dessa quinta-feira (29/5), com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida, autoridades políticas federais e estaduais, produtores rurais, entre outros.

Em sua fala, o secretário destacou a importância da região como grande produtora rural, especialmente na fruticultura, e lembrou da necessidade da união de esforços para rever situações que seguem dificultando o trabalho do produtor rural no Norte do estado, como regulamentações ambientais ultrapassadas.

“A Expô Janaúba coroa todo o trabalho que é feito aqui no Norte de Minas, desse agro tão potente que nós temos aqui. Região de gente trabalhadora, por isso precisamos romper todas as barreiras e as dificuldades que encontramos aqui, precisamos ouvir os produtores, discutir temas que são mais abrangentes, estar mais próximos desse produtor para trazer para eles linhas de crédito, assistência técnica e tecnologia”, afirmou.

A expectativa do Sindicato Rural é reunir mais de 300 mil pessoas até 8 de junho, quando o evento se encerra. Segundo o presidente da entidade classista, o produtor rural Paulo César Mendes, a programação ampliou a união de oportunidades comerciais, por meio de estandes de empresas especializadas no agro e leilões, com a disseminação de conhecimentos, através de cursos, palestras e mesas de debate.

“É uma diversificação enorme a nossa festa. Estamos aqui, na casa do produtor, mostrando o potencial do nosso agro, especialmente da região da Serra Geral. A exposição movimenta toda a região, gera oportunidades e é fonte de novas tecnologias no campo”, declarou.

Agenda

A exposição agropecuária contará com programação de palestras e eventos técnicos, leilões, 11 cursos do Senar Minas e shows nacionais, entre outras ações. Neste sábado (1º/6) ocorrerá premiação de produtores destaque do Programa ATeG no Norte de Minas. O evento vai prestigiar seis produtores que aprimoraram o trabalho no campo.

Nos dias 3 e 4 de junho, o Sistema Faemg Senar participa de ciclos de debate dentro das ações da Exposição de Ciência, Tecnologia e Educação (Expotech). No dia 3, o consultor master da bovinocultura, Walter Miguel Ribeiro, vai apresentar o tema “Gestão da pecuária”; no dia 4, será a vez do Programa Agro+Verde Cacau, que terá palestras de representantes da Empresa Cargill e do gerente de projetos do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), Harrison Belico.