Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Emendas à MP contrária ao produtor rural

ARTICULAÇÃO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
09/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) apresentou emendas à Medida Provisória 1.160, de 2023, que dispõe sobre o processo tributário administrativo federal. As emendas têm como objetivo fazer com que o produtor rural mantenha o direito de recorrer ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) em caso de autuação fiscal, e de que, se houver empate no julgamento pelo CARF, a decisão seja favorável a ele, tal como previa a Lei 10.522/02 (art. 19-E). De acordo com a Medida Provisória, para os casos de empate nos julgamentos, a dúvida é favorável à União.

Para o assessor jurídico da Faemg, Francisco Simões, houve um retrocesso uma vez que o contribuinte é a parte mais fraca do processo. “Se houve empate, houve dúvida. E, se houve, dúvida, aplica-se a regra ‘in dubio, pro contribuinte’", explica.

A MP retira, também, o direito de recurso administrativo para todas as autuações abaixo de R$ 1,302 milhão. Antes, o limite era de 60 salários mínimos. De acordo com o presidente da Faemg, Antônio de Salvo, a proposta é inadmissível. “O aumento do limite foi de 1.669%, verdadeiro absurdo. Querem retirar do produtor rural o direito de recorrer nas autuações ao CARF, local onde se soluciona grande parte do ITR em favor do nosso representado”, diz.

As emendas foram apresentadas pelo deputado Hercílio Coelho Diniz e pela deputada Greyce Elias. “A Faemg está atuando junto aos deputados federais e senadores, bem como com a Frente Parlamentar da Agricultura, CNA e demais Federações para que as emendas sejam aprovadas. Estamos atentos para que o produtor seja resguardado ante de toda e qualquer investida que lhe seja desfavorável”, completou o presidente.