Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso piloto de cacauicultura capacita produtores

CACAUICULTURA
ESCRITO POR LILIAN MOURA, DE VIÇOSA
12/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Treinamento teve atividades teóricas e práticas voltadas à profissionalização e fortalecimento da cacauicultura

Raul Soares sediou o primeiro curso piloto do Treinamento do Trabalhador na Cultura do Cacau/Implantação Convencional, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município e a prefeitura. O treinamento de três dias teve atividades teóricas e práticas voltadas à profissionalização e fortalecimento da cacauicultura.  

O analista de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins, acompanhou a capacitação e explicou que o curso ofereceu uma visão completa do processo produtivo, desde o planejamento da área, análise de solo, escolha de variedades e preparo de mudas, até os tratos culturais, controle fitossanitário, podas e etapas de pós-colheita.

“O curso mostra o caminho para que o produtor consiga instalar e conduzir a lavoura de forma eficiente. A etapa de pós-colheita foi bastante destacada, porque não adianta ter um fruto de qualidade e perder suas características no processamento. A meta é expandir esse treinamento para todo o estado”, ressaltou.

Viveiro de cacau em Raul Soares

Entre os participantes, a satisfação foi unânime. Carlos Henrique da Silva contou que acabou de adquirir uma pequena propriedade e acredita que o cacau seja uma alternativa promissora. Ele elogiou a didática do instrutor e destacou a visita a uma plantação já consolidada no município. “O curso foi nota 10, com informações desde o preparo do solo até irrigação e custos. Recomendo muito e espero que futuramente seja oferecido também um módulo sobre enxertia”, disse.

Já o produtor Hemani Furfuro disse que a cultura do cacau chama sua atenção pela rentabilidade, e a oportunidade de saber mais sobre a atividade foi valiosa. Ele ressaltou a riqueza de informações apresentadas e a qualidade do curso do Senar Minas. “Foi excelente, acima das expectativas. Aprendemos bastante em pouco tempo, tanto na teoria quanto no campo”, afirmou.

O instrutor do curso foi o cacauicultor e professor da Universidade Federal de Viçosa, Genelício Crusoé Rocha. Ele destacou que além de ser uma cultura rentável, a alta demanda mundial por chocolate reforça a relevância do curso. "Minas tem um grande potencial de expansão da cultura porque possui condições propícias para o cultivo". Para ele o interesse dos produtores foi um diferencial no primeiro treinamento e deve se repetir em todo o estado.  “O curso foi muito procurado, tivemos até mais interessados do que vagas, e isso mostra a curiosidade e a expectativa em torno da cadeia produtiva do cacau”, afirmou.

Próximos passos

Segundo Alexandre Martins, a partir de agora o Sistema Faemg Senar realizará um repasse técnico para os instrutores da área a fim de disponibilizar esse treinamento para todo o estado de Minas Gerais.

O Senar Minas também já prepara um treinamento complementar, desta vez específico sobre produção de mudas clonais de cacau, considerado um dos principais gargalos da atividade no estado. “A expectativa é que a cultura do cacau se torne cada vez mais presente na fruticultura mineira, trazendo novas oportunidades para os produtores rurais”, concluiu.