Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Cartilha orienta sobre trabalho sustentável no campo

AGROPECUÁRIA MINEIRA
ESCRITO POR SISTEMA FAEMG SENAR, DE BELO HORIZONTE
19/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Cartilha foi lançada, junto a produtores, na ExpoCafé

O Sistema Faemg Senar lançou, durante a ExpoCafé, em Três Pontas, a cartilha “Trabalho Sustentável na Agropecuária”. O documento busca orientar os mais de 600 mil produtores rurais representados pela entidade em Minas sobre os direitos e deveres para a contratação de mão de obra no campo, reforçando o cuidado do Sistema na promoção do trabalho sustentável, decente e com responsabilidade social.

A cartilha reúne informações importantes sobre questões trabalhistas, incluindo a relevância do contrato adequado, assinatura na carteira, condições de saúde e segurança pertinentes ao meio rural. O guia também apresenta orientações sobre a terceirização da mão de obra. “As normas trabalhistas são complexas e, por vezes, de difícil entendimento, seja por trabalhadores, seja por empregadores, e o seu exercício pressupõe conhecê-las. Há uma série de direitos e deveres que merecem atenção de todos aqueles que se envolvem nas relações de trabalho”, destacou o presidente Antônio Pitangui de Salvo.

O conteúdo descrito na cartilha não responde todas as questões legais relativas ao trabalho no campo. Contudo, a cartilha traz de maneira simplificada, para facilitar a compreensão pelo produtor rural, os principais pontos da legislação, inspeção e relações trabalhistas. Outro ponto abordado é a Norma Regulamentadora nº 31 (NR31) que discute sobre saúde e segurança no trabalho.

“O objetivo é instruir os produtores sobre os pontos mais sensíveis relacionados à normatização do trabalho. É uma preocupação do Sistema para que possamos ter condições laborais sustentáveis, adequadas e com responsabilidade social”, observou a coordenadora da Assessoria Jurídica da Faemg, Mariana Maia.

A cartilha está disponível na íntegra para download neste link e pode ser acessada nos Sindicatos de Produtores Rurais e nos escritórios regionais do Sistema Faemg Senar.