Compartilhe


Encontro promove conexão de mulheres do agro em Uberaba

PROTAGONISMO FEMININO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
03/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O auditório do Sindicato Rural de Uberaba ficou lotado na primeira edição do Encontro Conexão Mulheres do Agro, nessa quinta-feira (3/10). Quase 200 pessoas, com mulheres de Uberaba e região, participaram da iniciativa promovida pelo sindicato, com apoio do Sistema Faemg Senar.

“É uma felicidade imensa acolher o público feminino dentro do sindicato rural. Em muitos casos, as mulheres já estão à frente das propriedades ou no apoio à atividade rural. Agora o sindicato, junto com a Faemg Mulher, está incentivando este trabalho”, disse o presidente Marco Túlio Prata, que deu as boas-vindas ao público ao lado das diretoras Iara Mendes e Ana Lúcia Borges.

A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, explicou que o movimento começou com a ideia de aproximar as mulheres ligadas a outras cadeias produtivas. “Aqui tem a ABCZ Mulher, que é muito atuante. Então pensamos em uma forma de abrir um espaço para alcançar as mulheres de todas as cadeias. Elas vieram e lotaram o ambiente. Foi um sucesso”, comemorou.

Em sua palestra, a gerente falou sobre “A importância das mulheres no agro”, contando um pouco da sua história, da inserção do público feminino na atividade rural e do trabalho do Sistema Faemg Senar. “Como resultado, já estamos vendo várias mulheres se conectando, querendo participar do núcleo e dar continuidade a este trabalho. O caminho está aberto para fazermos uma conexão diferenciada com as mulheres de Uberaba e região”.

Também estiveram presentes os presidentes de sindicatos Caroline Livorato, de Santa Juliana; Tatiane Barra, de Capinópolis e Cachoeira Dourada; e Márcio Guapo, de Campo Florido. “O público expressivo deste encontro é uma demonstração do potencial e da força feminina no agro da nossa região”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

A programação também contou com roda de conversa com a participação de produtoras rurais e representantes de entidades.