Um grupo de dez empresários brasileiros do setor de café, inscritos no programa Agro.BR, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou da feira “World of Coffee”, realizada em fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento é um dos mais importantes do setor cafeeiro no Oriente Médio e uma vitrine essencial para os produtores que buscam iniciar ou fortalecer sua presença no mercado internacional. Entre os participantes, quatro representaram Minas Gerais: Daniele Alkmin, da Agrorigem, de Santa Rita do Sapucaí; Fabricio Teixeira Andrade, da Sancoffee, de Santo Antônio do Amparo; Maria Soraia Guimarães, da Fazenda Salitre, em Serra do Salitre; e Flaviano Lima e Estela Lima, do Café da Fazenda, localizada na região das Matas de Minas.
Durante os três dias de evento, os produtores brasileiros puderam conhecer de perto as inovações do setor cafeeiro, estabelecer parcerias estratégicas e participar de rodadas de negócios com potenciais compradores estrangeiros. A missão da CNA tem como principal foco a promoção dos cafés brasileiros no mercado internacional, garantindo visibilidade e novas oportunidades para os empresários do setor.
A produtora Daniele Alkmin, CEO da Agrorigem, e Rebeca Bernardes, Gerente Operacional e Logística da empresa, participaram da missão em Dubai representando a marca, que é especializada na produção de cafés especiais. Daniela participou de vários cursos do Senar, entre eles: de torra de café, barista, classificação e degustação e do curso de Agricultura Regenerativa. Ela levou para Dubai 60 amostras para apresentar aos compradores internacionais e conseguiu direcionar todas. Durante a feira, Daniele realizou 48 contatos promissores e já está em fase de negociação com potenciais clientes. Descendente da quinta geração de produtores de café, ela destacou a importância do evento para expansão de mercado e o fortalecimento da marca no exterior.
Ela explica que a participação no estande da CNA foi essencial para apresentar a qualidade do café brasileiro aos compradores internacionais. "Ficar no estande da CNA nos proporcionou uma grande experiência. Cada vez que nos sentávamos com um comprador, ele podia experimentar nosso café na hora, tanto expresso, quanto coado. Isso fez toda a diferença para destacarmos a qualidade do nosso produto", afirmou.
Sobre as oportunidades de negócios, Daniele destacou. "Tivemos muitos potenciais compradores de Dubai, Egito, Rússia, China, Arábia Saudita e de diversos outros países. O mercado de Dubai é altamente qualificado e interessado em cafés especiais. A receptividade foi excelente e as conexões que fizemos certamente abrirão novas possibilidades para a Agrorigem”, finalizou.
A programação da comitiva foi intensa, com visitas técnicas e eventos com cafeterias, torrefadores, importadores e representantes árabes, como o Grandmother Coffee Roastery, o laboratório Experience Lab by Nuova Simonelli e Victoria Arduino e o DMCC Coffee Centre. Os empresários também participaram de uma sessão de cupping na Roasteria.
Produtora aposta no mercado internacional
A produtora Maria Soraia Guimarães, da Fazenda Salitre, em Serra do Salitre (MG), retornou otimista da rodada de negócios em Dubai, onde apresentou seu café a potenciais compradores internacionais. A experiência, promovida pelo AgroBR, reforçou a alta qualidade do café brasileiro e abriu novas possibilidades para exportação.
“A viagem para Dubai foi realmente dentro do esperado. Tive a oportunidade de conversar com vários potenciais compradores e uma coisa que me chamou muita atenção foi que, quando eles provavam os cafés, percebiam a qualidade. Tanto é que pediam mais informações, como variedade, processo e até fotos. Isso me deixou muito otimista”, conta a produtora.
Maria Soraia passou os últimos anos aprimorando sua produção com o suporte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar. Entre 2020 e 2024, recebeu 48 visitas técnicas e gerenciais, consolidando um trabalho voltado à qualidade e à inovação. Esse esforço resultou no 1º lugar no Cupping ATeG Café + Forte 2022, na região do Cerrado Mineiro.
O interesse no café produzido por Maria Soraia no exterior foi imediato, e os contatos seguem evoluindo. “Os compradores estão me mandando mensagens e, inclusive, já despachei algumas amostras. Com o suporte do Agro.BR acredito que tem tudo para dar certo”, conclui.
De olho no futuro
Os produtores do Café da Fazenda, Flaviano Lima e Estela Lima voltaram da experiência em Dubai de olho no futuro depois de terem se reunido com 22 compradores internacionais.
"Percebemos a grande demanda por cafés especiais de alta qualidade. Os compradores internacionais procuram por cafés com características únicas, produzidos com sustentabilidade e nós, os produtores brasileiros, temos uma grande oportunidade de atender a essa demanda", destacou o cafeicultor da região das Matas de Minas.
Ele enfatizou que as interações foram intensas e os permitiram entender melhor as necessidades e desafios do mercado internacional, principalmente nos Emirados Àrabes.
"As perspectivas são incríveis e acredito que vamos fechar negócios importantes nos próximos meses. Agradeço à CNA pelo apoio e estou ansioso para o que o futuro reserva”.