Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde foi palco, nesta terça-feira (25/2), do lançamento de dois importantes programas para a segurança na zona rural: ‘Rede Protegida no Campo’, em parceria com a Polícia Militar, e o ‘Programa de Vigilância por Câmeras Integradas’. O evento reuniu mais de 150 produtores rurais, autoridades e representantes de diversos setores, demonstrando a união de esforços para garantir a segurança nas áreas rurais do Estado
O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, esteve no sindicato , destacando a importância da iniciativa e o apoio da entidade aos produtores rurais. "Gostaria de parabenizar ao Jerônimo Giacchetta pelo trabalho que ele vem realizando à frente do Sindicato Rural de Cabo Verde. Hoje aqui está lotado e os produtores rurais vieram para ouvirem as polícias militar e civil. Então, parabéns ao Gerônimo e toda sua diretoria por esse trabalho e união junto com ao Sistema", afirmou Laguardia.
Além de Laguardia, a reunião contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Batista Figueiredo, do delegado da Delegacia Rural da Regional de Poços de Caldas, Hernani Perez Vaz, do Tenente Coronel André Luiz, comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar, do Coronel Trajano, comandante da 18ª Região da Polícia Militar, e do delegado Marcos Pimenta, chefe do 18º Departamento da Polícia Civil.
União de forças pela segurança
O presidente do Sindicato Rural de Cabo Verde, Jerônimo Giacchetta, ressaltou a importância da união de todas as lideranças e setores para garantir a segurança na região. "Todos os problemas que o produtor rural enfrenta hoje são problemas que às vezes não são só locais, são regionais. Então é muito importante que as lideranças estejam nesse momento unidos", declarou Giacchetta.
O produtor rural Virgolino Adriano Muniz expressou a preocupação com o aumento dos assaltos nas propriedades rurais e a necessidade de medidas preventivas. "O café nesse preço vai ser muito convidativo para os assaltantes. Então, o que nós estamos querendo aqui, hoje, é a aquisição de câmeras e monitoramento para auxiliar a patrulha rural", explicou Muniz.
Estratégias de segurança e tecnologia
O Coronel Trajano, comandante da 18ª Região da Polícia Militar, destacou a importância da integração entre as estratégias de segurança do sindicato e da polícia militar. "A gente quer conhecer a estratégia do sindicato de produtores rurais, e, juntos implementarmos as nossas estratégias de segurança tanto para o produtor, o morador, o trabalhador rural na perspectiva da gente gerar mais segurança para essas pessoas", afirmou Trajano.
O delegado Marcos Pimenta, chefe do 18º Departamento da Polícia Civil, ressaltou a importância da tecnologia como ferramenta auxiliar nas investigações no campo. "A polícia civil está atenta à valorização e otimização das investigações no campo. Trata-se de mais mais uma ferramenta que poderá auxiliar nas investigações no trabalho em sintonia com a polícia militar na troca de informações e ações", declarou Pimenta.