O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, participou, na manhã de hoje, do Painel de Atualização sobre o Cenário Político para o Agronegócio, parte da programação do segundo dia da Convenção Anual da ASSUL (Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Sul de Minas). O evento acontece em Poços de Caldas e se encerra amanhã.
Além de presidentes de sindicatos de 57 cidades e de associações de outras regiões, participam do evento:
• O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, que abordou a inovação no agronegócio;
• O deputado estadual Antônio Carlos Arantes;
• O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes;
• A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo;
• O presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé);
• Diversas lideranças do setor.
Também está prevista, no período da tarde, a participação do governador Romeu Zema.
Na programação da manhã, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, reforçou o compromisso da entidade com as questões políticas de interesse do setor e chamou a atenção para a importância da renovação de ideias.
“A renovação está acontecendo naturalmente, e ela é necessária, pois a experiência dos mais velhos precisa ser transmitida no momento adequado aos mais jovens. Vejo essa renovação em todo o nosso sistema e em nosso setor. Não precisa ser uma renovação de natalidade e nascimento, mas sim uma renovação de ideias – é isso que precisa acontecer. As ideias precisam ser novas, precisam ser diferentes, para que possamos continuar avançando”, destacou.
Ele também apresentou aos convidados a abrangência do atendimento da Faemg, destacando iniciativas como:
• O Programa AGSPR (Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais);
• Os programas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que atuam diretamente junto aos produtores rurais em todas as cadeias produtivas;
• Os cursos de capacitação oferecidos durante todo o ano.
O presidente da ASSUL e do Sindicato dos Produtores Rurais de Alterosa, José Eduardo Nunes de Souza, agradeceu e reforçou a parceria entre ASSUL e Faemg:
"Estamos prontos para sermos, sem dúvida nenhuma, um braço nas atenções e solicitações que ocorrerem no futuro. Podemos estar sempre ao lado da Faemg.”
No período da tarde, estão previstas palestras com representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), abordando outorgas e regulamentações sobre o uso dos recursos hídricos no estado, além de um workshop sobre o uso estratégico das redes sociais, com participação do Sebrae.
A Convenção Anual da ASSUL termina amanhã, dia 13.
Sobre a ASSUL
A ASSUL representa mais de 78 mil produtores rurais e está presente em 63 municípios do Sul de Minas. Criada em 1991 pelo produtor rural Jones Andrade, da cidade de Passos, a associação desempenha um papel fundamental na defesa dos interesses do setor, promovendo capacitação e integração entre os sindicatos filiados.
A nova diretoria, eleita para o mandato 2025-2028, tem como presidente José Eduardo Nunes de Souza (Sindicato dos Produtores Rurais de Alterosa) e como vice-presidente Henrique Pacheco, que é presidente do Sindicato Rural de Boa Esperança. O grupo assume o compromisso de continuar fortalecendo o setor agropecuário e expandindo as ações da ASSUL na região.