Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


PAT 2025: Crescimento e inovação para a agropecuária mineira

PLANO ANUAL DE TRABALHO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
07/02/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O Plano Anual de Trabalho (PAT) do Sistema Faemg Senar para 2025 projeta um cenário otimista e inovador para o setor rural de Minas Gerais, com crescimento na oferta de eventos, aumento no número de participantes e fortalecimento da assistência técnica e gerencial. A previsão para 2025 inclui a realização de 15.333 eventos, superando os 15.001 registrados em 2024. O número de participantes também deverá crescer, passando de 173.752 para 180.393, enquanto as horas-aula ministradas terão um aumento de 7,63%, totalizando 429.007 horas.

Com base nos dados fornecidos pela Gerência de Planejamento e Controle, esses números evidenciam o compromisso do Sistema Faemg Senar com a capacitação e o fortalecimento das atividades agropecuárias, ampliando o conhecimento técnico e a qualificação dos trabalhadores do campo.

Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr. os números projetados para 2025 refletem a estratégia do Sistema Faemg Senar de maior presença no interior do estado. O crescimento na oferta de eventos, no número de participantes e nas horas/aula ministradas demonstra não apenas a consolidação do modelo de educação profissional rural, mas também a resposta positiva dos produtores e trabalhadores. Além disso, reforça nosso compromisso em oferecer capacitação de excelência, aliando inovação e práticas eficientes para o aumento da competitividade do agronegócio no estado.”

Atendimento do técnico de campo a uma propriedade de no Triângulo Mineiro

Expansão da Capacitação Rural

Entre as ocupações (Formação Profissional Rural) mais ofertadas, destacam-se o Trabalhador da Pecuária (Bovinos Leite), com 8,94% da demanda total, seguido pelo Trabalhador da Mecanização Agrícola (Tratores) com (8,58%%), Trabalhador de Apoio à Agricultura (Defensivos) (6,67%) e pelo Operador de Aeronaves não Tripuladas – Drone (6,38%). Essas funções evidenciam a crescente mecanização e tecnificação do campo.

No que se refere às atividades (Promoção Social), destaca-se a oferta de cursos voltados para saúde e geração de renda, como Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros (13,61%), Produção Artesanal de Quitandas Mineiras (7,83%), Saúde e Atenção ao Idoso (7,83%) e Artesanato em Tecidos (7,41%).

O PAT 2025 também prevê a ampliação dos programas especiais voltados para o desenvolvimento rural. Destaque para o crescimento dos programas educacionais e sociais, como o "Gestão com Qualidade em Campo", a "Inclusão Digital" e o "Jovem no Campo". A iniciativa do Saúde Itinerante, em parceria com o Hospital de Amor, que no ano anterior atendeu 14 municípios, terá um avanço expressivo, com previsão de atendimento a 20 municípios e a realização de 12.600 exames médicos.

Destaca-se também, o "Encontro das Famílias Rurais" que passará de 7 eventos em 2024 para 14 em 2025 e o Programa Família do Campo com a previsão de 12 eventos, superando os 8, do ano anterior.  A "Campanha Higiene Pessoal" também terá um crescimento significativo, com um salto de 51 eventos para 91 e um aumento no público atendido de 1.688 para 3.640 pessoas. Já o programa "Saúde Bucal" expandirá de 88 eventos para 104, alcançando um público de 10.400 participantes.

Crianças aproveitam as aulas do Programa de Saúde Bucal

Esses números demonstram o compromisso contínuo com a ampliação do alcance e dos benefícios das ações sociais voltadas às comunidades rurais, promovendo melhor qualidade de vida e para o homem e mulher do campo.

 

ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) inicialmente atenderá 16.054 propriedades, abrangendo atividades como bovinocultura de leite, cafeicultura, bovinocultura de corte e apicultura. A expectativa é que, por meio da parceria com produtores e instituições, essa cobertura seja ampliada ao longo do ano, fortalecendo ainda mais a produtividade e a sustentabilidade no meio rural.

ATeG garante assistência para produtores que atuam em diversas cadeias 

 

Educação e Qualificação Profissional

A Rede e-Tec e a Faculdade CNA continuam a oferecer Cursos Técnicos e Graduação Tecnológica, voltados para o setor agropecuário.

Para a Faculdade CNA, destacam-se os Polos de Ensino em Belo Horizonte e Manhuaçu, com cursos de graduação em Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais, todos com foco na gestão, aumento de competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais.

O ano de 2025 marca os 10 anos de história da Formação Técnica / Rede e-Tec, totalizando 8.514 inscritos nos processos seletivos realizados em Minas Gerais, buscando sempre a profissionalização e transformação da vida do homem e da mulher rural, com oferta de ensino técnico na modalidade a distância.  Uma das principais novidades deste primeiro semestre é o Curso Técnico em Agropecuária, atendendo à importante demanda de profissionais qualificados nesse segmento. É estimado para o primeiro semestre, o preenchimento de 135 vagas para a oferta do Curso Técnico em Agronegócio, considerando os 422 inscritos no Processo Seletivo.

Centro de Excelência em Cafeicultura - CEC

O Centro de Excelência em Cafeicultura de Varginha, abriga atividades cafeeiras na área de produção, preparo e qualidade do café, biotecnologia, gerenciamento agrícola e diagnósticos, apoiando o produtor rural na busca de melhoria do seu produto.

A expectativa para o primeiro semestre de 2025 é a abertura de 60 vagas do Curso Técnico em Agronegócio e 120 vagas para o Curso Técnico em Cafeicultura.