Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Comissão técnica ressalta importância de informar sobre retirada da vacina contra aftosa

BOVINOCULTURA DE CORTE
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
07/10/2022 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A Comissão Técnica de Pecuária de Corte do Sistema Faemg reuniu-se nesta sexta-feira (7/10) com a missão de debater aspectos sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa e discutir uma proposta de diagnóstico da cadeia da bovinocultura de corte. Atualizações do mercado de carne bovina e outros debates técnicos também estiveram na pauta dos participantes, que se encontraram na sede do Sistema Faemg, em Belo Horizonte.

O presidente da CT, Nabih Amin El Aouar

A reunião coordenada pelo presidente da CT, Nabih Amin El Aouar, contou com a presença do superintendente de Relações Institucionais do Sistema Faemg, Altino Rodrigues Neto. Ele chamou a atenção para o surgimento de informações inverídicas sobre a segurança da retirada da vacina, promovidas por instituições que têm interesses financeiros em manter esse compromisso do produtor. Nesse sentido, a Comissão pretende avaliar o lançamento de uma campanha de esclarecimento para os produtores respondendo as principais dúvidas sobre o tema e reforçando que o Estado de Minas Gerais já avançou muito na sanidade animal, o que torna perfeitamente seguro prosseguir com a retirada da vacina.

Outro tema de destaque da reunião foi a apresentação de um projeto de elaboração de um diagnóstico da cadeia da bovinocultura de corte. O analista técnico de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg, Rafael Rocha, mostrou um estudo do mesmo modelo já feito com pecuaristas de leite atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Balde Cheio, que analisou pontos como comercialização, sanidade do rebanho, uso de crédito rural, principais dificuldades e sustentabilidade, dentre outros. De acordo com Rocha, esse estudo permitirá “ultrapassar a porteira”, uma vez que o ATeG atua muito com gestão e produtividade dentro da fazenda.

“Mão na massa”

Para Nabih Amin El Aouar, nos dois casos, é preciso “colocar a mão na massa”. Ele defendeu que outras entidades com o mesmo objetivo sejam envolvidas na operacionalização da campanha e do projeto de diagnóstico e que só com capacitação e conhecimento o produtor pode, de fato, aumentar sua produtividade e rentabilidade. “A Comissão Técnica não deve ser só um espaço de discussão de ideias, mas sim para fazer acontecer. Se existem as ideias, elas precisam ser efetuadas”, reforçou.

Participaram da reunião, ainda, o gerente de Agronegócio do Sistema Faemg, Caio Coimbra; o gerente regional em Governador Valadares, Luiz Ronilson Paiva; a assessora econômica Aline Veloso; a analista de Agronegócio, Mariana Simões; e os demais integrantes da Comissão Técnica, que são produtores e representantes de Sindicato Rurais, Luiz Eduardo Castro (Três Corações); João Victor Cordeiro (Almenara); Alexandre Rocha (Montes Claros); Roberto Paiva de Menezes (Nanuque); e Diocélio Franco (Santa Vitória).