Compartilhe


Sistema entrega selo à usina Agropéu

PROGRAMA PRODUTOR RESPONSÁVEL
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
11/04/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES
Sistema Faemg Senar concedeu selo "Produtor Responsável" à diretoria da Usina Agropéu, lem Pompéu (MG)

A produção de cana-de-açúcar está inserida em uma cadeia produtiva altamente eficiente, cuja matéria-prima serve de base para alimentos, energia e combustíveis. Reconhecendo a relevância da segurança e saúde no trabalho, bem como da responsabilidade socioambiental no setor sucroenergético, o Sistema Faemg Senar concedeu, nessa quinta-feira (10/4), o selo "Produtor Responsável" à diretoria da Usina Agropéu, localizada em Pompéu (MG).

A certificação é um reconhecimento às boas práticas de desenvolvimento sustentável adotadas pela empresa, assim como ao seu compromisso com a melhoria contínua. A entrega do troféu e do certificado foi realizada pelo gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães; pelo gerente executivo do INAES, Bruno Rocha; e pelo analista técnico de FPR, Alexandre de Matos Martins.

O programa é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) e FPR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG). Seu objetivo é promover ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria contínua de empresas do agronegócio — produtoras e fornecedoras de cana-de-açúcar — fortalecendo sua governança e ampliando a sustentabilidade nos aspectos social, ambiental e econômico.

Para Wander Magalhães, obter eficiência produtiva, valorizando as pessoas e aproveitando os recursos da natureza de forma sustentável, é um dos principais desafios de quem está à frente da atividade, seja empresas ou produtores rurais. “A certificação da Usina Agropéu é um exemplo inspirador de como a sustentabilidade e a responsabilidade social andam juntos, gerando benefícios expressivos para empresas, trabalhadores e para o desenvolvimento da região. Além disso, destaca a atuação do Sistema em promover um agro cada vez mais responsável”, diz.

Estiveram presentes, o diretor do Sindicato dos produtores Rurais de Pompeu, Breno Henrique da Silva Ramos, e o vice-presidente da Comissão Técnica da Cana-de-açúcar da Faemg, Eduardo Luiz Álvares Mesquita.

Entrega do troféu e do certificado foi realizada pelo gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães; pelo gerente executivo do INAES, Bruno Rocha; e pelo analista técnico de FPR, Alexandre de Matos Martins

Conquista

“Esta conquista reflete o compromisso exemplar da Agropéu com as normas trabalhistas, saúde ocupacional e sustentabilidade ambiental. Sua excelência serve de inspiração para todo o setor e outras cadeias produtivas do agro, evidenciando que é possível aliar produtividade com responsabilidade socioambiental”, destaca o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar e presidente do INAES, Renato Laguardia.

Durante sua participação no programa, a empresa recebe um diagnóstico completo e individualizado, estruturado em duas fases, que resultam na elaboração do Relatório de Não Conformidades (RNC). O processo inclui ações voltadas para gestão, capacitação, adequação às exigências trabalhistas, regularização ambiental e visitas técnicas. Todo o acompanhamento tem como objetivo apoiar a identificação de oportunidades de melhoria e a implementação de ações que assegurem a conformidade com as normas e regulamentações vigentes, especialmente a NR-31 e seus anexos.

Diagnóstico

A execução do diagnóstico em campo é realizada por profissionais especializados nas temáticas abordadas. Os relatórios gerados trazem recomendações técnicas fundamentadas, com informatização dos dados coletados e total garantia de sigilo das informações da propriedade participante. Por meio de uma auditoria interna, o Sistema realiza um "check-up" da empresa, identificando fragilidades, prevenindo autuações e evitando multas em eventuais fiscalizações.

Além disso, o Senar Minas oferece capacitações gratuitas aos colaboradores, contribuindo para a qualificação profissional e o fortalecimento da segurança no ambiente de trabalho. Como parte desta iniciativa, foi desenvolvida uma cartilha de “Boas Práticas” para a cultura da cana-de-açúcar, que oferece orientações aos produtores e usinas.