Compartilhe


Senar Faemg+ lança produto com mais de 220 cursos on-line

SENAR PLAY
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, DE BELO HORIZONTE
09/04/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Senar Play, plataforma de ensino do Senar Nacional, agora faz parte do catálogo de produtos do Senar Faemg+

O Sistema Faemg Senar lançou o sexto produto do projeto Senar Faemg+ nessa terça-feira (8). O Senar Play, plataforma on-line de qualificação e capacitação rural com mais de 220 cursos disponíveis, agora faz parte do catálogo de produtos oferecidos pela iniciativa. A novidade foi anunciada durante uma live da entidade, que reuniu 70 representantes de Sindicatos de Produtores Rurais e contou com as presenças do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, do vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, e do superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.

O vice-presidente Ebinho Bernardes fez a abertura da live, enaltecendo o Senar Play como ferramenta de qualificação profissional. “É um programa muito bacana, que fortalece os sindicatos com mais uma prestação de serviços. Isso contribui diretamente para a qualificação da nossa turma da agropecuária e reafirma o nosso compromisso em defender os interesses dos produtores rurais e melhorar a nossa atuação".

O vice-presidente Renato Laguardia destacou que a inclusão do Senar Play no projeto Senar Faemg+ fortalece a “Sala do Produtor Rural” e impulsiona as novas gerações a continuarem no campo. “Esse é um produto importante tanto para os produtores quanto para os sindicatos. O kit, formado por computador, webcam e televisor, que compõe a Sala dos Produtores Rurais em 336 sindicatos, oferece estrutura para que os produtores e os jovens do campo possam se aprimorar cada vez mais nas diversas cadeias da agropecuária. É uma ferramenta para ser usada com responsabilidade, dentro de um modelo de meritocracia, para qualificar e gerar renda no campo".

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou ainda a importância do Senar Faemg+ para ampliar a atuação dos Sindicatos. “Essa é mais uma iniciativa do Sistema para potencializar o investimento na formação de capital humano para o mercado de trabalho rural, qualificação e na modernização do processo de ensino por meio das ferramentas que estamos disponibilizando. Isso prepara melhor os produtores e trabalhadores rurais, inclusive para participarem dos cursos presenciais de Formação Profissional Rural e Promoção Social. E dessa forma continuamos firmes para um SENAR + TECNOLÓGICO, + DIGITAL, + VIRTUAL”.

Como funciona

Os sindicatos que aderem ao projeto participam de capacitações promovidas pelo Sistema Faemg Senar, que ensinam aos funcionários dessas entidades sobre novos serviços ou como aperfeiçoar aqueles que já são oferecidos. Os temas das capacitações incluem orientações sobre aposentadoria rural, emissão de nota fiscal, Guia de Trânsito Animal (GTA), Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), portal Vagas do Agro, entre outros. As entidades que aderem ao Senar Faemg+ recebem por meritocracia, conforme o escopo de serviços prestados.

Senar Faemg+ em números

Desde a implantação, em 2020, 281 sindicatos aderiram à iniciativa para oferecer aos seus associados serviços como declarações da Guia de Trânsito Animal (GTA), do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e emissão de nota fiscal. Outro destaque foi a capacitação em relação à aposentadoria rural, um dos produtos que o projeto Senar Faemg+ oferece desde 2022. Em cinco anos de projeto, os SPRs participantes já realizaram 154.053 atendimentos.