O protagonismo feminino no agronegócio ganhou ainda mais força durante o 2º Encontro Agro Mulheres, realizado em Sacramento, no Alto Paranaíba. O evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, reuniu 139 pessoas para debater inovação, liderança e os desafios da presença feminina no setor.
“Queremos chamar as mulheres para ocuparem seu espaço na cadeia produtiva do agronegócio. Elas já fazem um trabalho extraordinário no dia a dia das propriedades e precisam, cada vez mais, assumir posições de liderança”, afirmou o presidente do sindicato, Osny Zago. Para ele, fortalecer a atuação feminina é uma forma de impulsionar todo o agro brasileiro.
A programação incluiu a palestra “Cultivando o futuro: a força da mulher no agro”, com Bianca Kastemball, analista técnica de projetos do Sistema Faemg Senar. Ela reforçou que, além de evidenciar o protagonismo feminino no agro, destacando a representatividade das mulheres que estão à frente de propriedades rurais, o evento foi uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pelos sindicatos e pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com outras instituições.
“A Faemg Mulher levou uma palestra sobre o Sistema Faemg Senar e as diversas oportunidades oferecidas às mulheres do meio rural. Abordamos temas como liderança, empreendedorismo e a importância da capacitação para aquelas que atuam diretamente no campo. Apresentamos a proposta da Faemg Mulher, os projetos que estamos desenvolvendo e convidamos as participantes a integrarem essa iniciativa", explicou.
Também participou do evento a professora Márcia Borges, da Fazu, com a palestra “Estratégias inovadoras para alcançar previsibilidade no agronegócio”.