Compartilhe


Descerramento de placa marca os 17 anos do Inaes

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR ASCOM
03/12/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.; o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo; o presidente do Inaes, Renato Laguardia; e o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha, celebram os 17 anos da entidade com uma placa comemorativa

As comemorações pelos 17 anos do Instituto Antonio Ernesto de Salvo, celebrado no último dia 28, ganharam um novo marco nesta terça-feira (3). O Sistema Faemg Senar promoveu o descerramento de uma placa comemorativa no setor onde atuam os integrantes do instituto, reafirmando seu compromisso com a inovação e o apoio aos produtores rurais.

Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a homenagem ao instituto, que carrega o nome de seu pai, faz jus ao legado deixado em prol dos produtores rurais mineiros. “É uma honra estar aqui neste instituto, que leva o nome de uma pessoa com visão inovadora e aberta a novas ideias. Tenho certeza de que Roberto Simões, ao dar o nome do meu pai a este instituto, fez uma escolha muito acertada, não por vaidade, mas pelo reconhecimento de sua dedicação e valores. O Inaes, dentro do Sistema, tem um grande potencial para trazer benefícios reais ao produtor rural”, declarou.

O presidente do SPR de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz (ao centro), representando os nove sindicatos que apoiaram a fundação do instituto em 2007

O vice-presidente de Finanças do Sistema e presidente do Inaes, Renato Laguardia, afirmou que o descerramento da placa foi um momento significativo, que mostra o compromisso do Instituto com o Sistema Faemg Senar, os sindicatos e, principalmente, com os produtores e parceiros. “O Inaes foi criado para atender a uma necessidade estratégica: oferecer ao Sistema um braço dedicado à inovação, tecnologia e parcerias com instituições públicas e privadas. Desde setembro do ano passado, iniciamos uma nova etapa no Instituto, com foco em atender melhor os sindicatos e os produtores. Estamos vivendo uma nova fase. Alteramos o estatuto para viabilizar convênios com instituições públicas. Já tínhamos a parceria do Agro+Verde com a Cargill, mas ampliamos para o Norte de Minas, envolvendo a produção de cacau. Também reforçamos a equipe e firmamos parceria com o Sebrae. Cerca de 1.800 propriedades estão sendo diagnosticadas por técnicos de campo, mostrando o impacto e o alcance dessa atuação conjunta", celebrou.

Lideranças e integrantes do Inaes participaram da solenidade de descerramento da placa

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz, participou da solenidade e representou os nove sindicatos (Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Machado, Montes Claros, Pará de Minas, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia) que apoiaram a criação do Inaes em 2007. “Lembro-me bem de uma reunião em que fomos convidados para integrar um grupo de sindicatos para a criação de um instituto de pesquisa. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais. É preciso encontrar novos caminhos, como, por exemplo, o projeto de compras coletivas estruturadas, que pode ser um divisor de águas para os produtores. Ter um departamento que nos auxilie a comprar bem é essencial, porque a excelência do negócio começa com boas compras, além de, claro, atender às demandas do mercado”, comemorou.