O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) – com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – prorrogou novamente a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais. Com o novo prazo, o produtor tem até 30 de dezembro para imunizar o rebanho e até 9 de janeiro de 2023 para declarar a vacinação.
Produtores e sindicatos rurais poderão encontrar, por meio de uma ação conjunta entre o Sistema Faemg Senar e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), uma relação de locais que ainda disponibilizam as vacinas. Também poderá ser feita a partilha de doses entre produtores do mesmo munícipio, de acordo com o Artigo 10 da Portaria IMA Nº 2028 de 28/12/2020.
“O produtor que ainda possui um frasco de 50 doses poderá partilhá-lo para três ou quatro produtores, cuja soma de animais corresponda a essas doses. Mas, para fazer isso, é importante que este produtor procure o escritório do IMA e registre os nomes daqueles com quem ele fará a partilha”, explicou o superintendente de Relações Institucionais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues.