Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Presidentes de SPRs se reúnem em Barbacena

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BARBACENA
06/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Líderes do setor rural mineiro se reuniram em Barbacena, nesta quarta-feira (6/11), em um encontro histórico. A Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Faemg, realizada no Hotel Grogotó, teve a presença maciça de presidentes de Sindicatos Rurais de todo o estado, demonstrando a força e a união do setor.

O presidente do Sistema Faemg Senar abriu e conduziu a Assembleia

A programação, além da assembleia, conta com palestras sobre temas de grande relevância para o agronegócio como arrecadação, infraestrutura, meio ambiente e tecnologia. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a importância da presença dos representantes. “Essa união demonstra o nosso compromisso em fazer a diferença para os próximos anos. Vamos continuar modernizando o Sistema Faemg Senar para atender cada vez melhor nossos produtores”, disse.

"A jornada de alguns produtores, que percorreram mais de 900 km para participar do evento, demonstra o comprometimento e a paixão pela causa. "Obrigado a todos os produtores rurais que se deslocaram. Vamos continuar fortes, unidos, mostrando que essa classe é um exemplo para Minas e para o Brasil", agradeceu Antônio de Salvo.

Renato Laguardia, anfitrião, vice-presidente e presidente do Inaes apresentou o trabalho do Instituto

O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar,  Renato Laguardia, destacou a importância do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes) para a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor rural mineiro. “O Inaes tem sido fundamental para a implementação de projetos que transformam a realidade do campo, como aqueles voltados para a cultura do cacau no Norte de Minas. Por meio do Inaes, estamos levando tecnologia e conhecimento para os nossos produtores, impulsionando a produção de um chocolate fino de alta qualidade e gerando novas oportunidades de renda para a região”, contou.

Laguardia também ressaltou a relevância do programa Genética em Campo que otimiza a produção e a genética dos rebanhos. “Com o Genética em Campo, os produtores têm acesso a informações genéticas de alta precisão, o que permite a seleção de animais com maior potencial produtivo e a melhoria da genética dos rebanhos. É um programa que demonstra o compromisso da Faemg com a inovação e a sustentabilidade utilizando a tecnologia a favor do produtor rural”, disse.

O vice-presidente Ebinho Bernardes apresentou os programas e ações desenvolvidos na Faemg

Em um ano marcado por desafios e oportunidades, o vice-presidente Secretário do  Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, aproveitou a grande presença de produtores rurais durante a assembleia para apresentar dados de como o Sistema intensificou suas ações em prol do produtor rural mineiro. “Por meio de iniciativas como o ‘Minas Grita pelo Leite’ conseguimos mobilizar o setor e defender os interesses dos produtores leiteiros, buscando soluções para os desafios enfrentados pela cadeia produtiva. Com o programa ‘Faemg Senar em Campo’ ficamos mais perto de milhares de produtores rurais. Além disso, o projeto 'Agro em Ação' fortaleceu o diálogo entre o setor produtivo e as esferas políticas, contribuindo para a construção de políticas públicas mais adequadas às necessidades do campo”, afirmou Ebinho.

Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Mello, e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

Poder público esteve presente

A participação de representantes do governo estadual também garantiu o sucesso do evento. A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou as ações que a pasta vem realizando para promover a sustentabilidade no setor agropecuário mineiro. “O Governo de Minas Gerais tem investido em diversas iniciativas que conciliam a produção agrícola com a preservação do meio ambiente. Estamos apoiando os produtores rurais na adoção de práticas sustentáveis, como a recuperação de áreas degradadas e o uso eficiente da água ”, afirmou.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes,  discutiu as políticas públicas voltadas para o setor rural e aproveitou mais uma oportunidade para estreitar o diálogo com os produtores. Ele também respondeu a várias perguntas dos presentes.

Vozes dos Produtores

Os produtores rurais presentes na assembleia destacaram a importância do evento para o fortalecimento do setor. Ciro Souza, presidente do Sindicato de Produtores Rurais da Jaíba e de Matias Cardoso, enfatizou a importância da união entre os sindicatos e a Federação. "Essa reunião não é só para apresentar resultados, mas também para fazer um networking com os demais sindicatos e trocar experiências", disse.

Constantino Dias Neto, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Abaeté, ressaltou a importância do evento para o aprendizado e a troca de informações. "Além da prestação de contas, a gente também tem a oportunidade de levar novos conhecimentos para a base", afirmou.

Gleyson Borges, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Betim, destacou a importância do evento para o fortalecimento e troca de informações sobre aspectos que vai levar para sua atividade como criador da raça Jersei em Minas Gerais. "É uma grande oportunidade de trocar experiências com outros produtores rurais e aprender", disse.

A última Assembleia Geral Ordinária da Faemg encerrou-se com o tradicional pinga-fogo, no qual perguntas dos presidentes de sindicatos de produtores rurais foram respondidas pelo presidente Antônio de Salvo,  pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo,  pelo secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pelo diretor do DER, Rodrigo Tavares e Cicéli Martins, executiva do Cemig Agro