Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Prêmio ATeG Bovinocultura de Corte destaca trabalho de produtores e profissionais

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE
ESCRITO POR POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES; JULIANA FIDELIS, DE UBERABA; E RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
12/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A 1ª Premiação do ATeG Bovinocultura de Corte do Sistema Faemg Senar consagrou dez produtores rurais que apresentaram melhores resultados no ciclo de 12 visitas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial no ano passado. A solenidade de entrega reuniu um público de 350 produtores e profissionais da área, das regiões Norte, Leste, Central e Triângulo Mineiro, na última semana, em Uberaba, durante a ExpoZebu.

As premiações foram divididas nas categorias Cria, Recria e Engorda, Ciclo Completo e Sucessão Familiar. Também foram contemplados com o prêmio, três técnicos de campo e um supervisor que se destacaram no Programa ATeG.

Na região do Triângulo Mineiro, a comemoração foi quádrupla para a técnica de campo Leila das Dores Fernandes. Mesmo com pouco tempo de atuação no Sistema Faemg Senar, desde novembro de 2021, a zootecnista e mestra em Produção Animal ficou em segundo lugar em sua categoria profissional e viu três produtores assistidos serem premiados. “Sou uma grande apaixonada pela Bovinocultura de Corte e pelo Zebu e, por isso, foi indescritível a minha felicidade com a premiação. Fiquei muito honrada em ter três produtores assistidos premiados. É uma sensação de que o trabalho está valendo a pena, que o dever está sendo cumprido”, afirmou.

 

Técnica de campo Leila Fernandes, da região do Triângulo Mineiro, teve comemoração quádrupla na premiação

 

Um deles é Marco Antônio de Paula Rezende, do município de Comendador Gomes, que ficou em primeiro lugar na categoria Ciclo Completo. A técnica de campo conta que a assistência trouxe melhorias para a gestão da propriedade. “Ele é um produtor muito dedicado, paciente com os animais e que tem aplicado muitas técnicas que foram repassadas, inclusive para a recuperação das pastagens. Hoje, todas as notas fiscais são lançadas no sistema e ele consegue acompanhar a lucratividade da propriedade”, afirmou Leila.

Para o pecuarista, o prêmio é um incentivo para continuar na atividade. “Muito bom o reconhecimento. Eu tenho muito a agradecer ao Sistema Faemg Senar e à técnica que contribui bastante para a gente desenvolver melhor o nosso trabalho no campo”, completou.

Também assistido pela técnica Leila, o produtor Craides Teodoro Andrade, do município de Itapagipe, ficou em segundo lugar na categoria Recria e Engorda. “Fiquei muito feliz com o prêmio. O programa contribui muito para nós, produtores, sobrevivermos na atividade”, afirmou o pecuarista que tem conseguido reformar as pastagens, acompanhar melhor o ganho de peso dos animais e ter melhor controle do custo de produção e das margens de lucro da atividade com o ATeG.

O terceiro lugar na Recria e Engorda ficou para Neide Helena Carvalho de Oliveira, que também é assistida pela técnica de campo Leila Fernandes. “Foi uma emoção grande porque trabalhar no campo é difícil e com a ajuda do Sistema Faemg Senar conseguimos melhorar bem a nossa produção”, relatou a produtora, que conseguiu recuperar mais de 60 hectares de pastagens degradadas e reformar outros 13 hectares, além de implantar o sistema de pastejo alternado em sua propriedade em Comendador Gomes.

Outros dois produtores da região do Triângulo Mineiro foram premiados. Guilherme Heitor Caram ficou em terceiro lugar na categoria Ciclo Completo. “A gente fica muito agradecido e emocionado porque é um reconhecimento do trabalho”, disse. E Ricardo Bisinotto Catanant levou o primeiro lugar na categoria Cria. O prêmio foi recebido pelo seu sócio, Breno Neri. “Este resultado é um demonstrativo do que foi aprendido e de como a fazenda pode crescer. Quando a gente compara a nossa fazenda com outras, vemos que o caminho traçado está certo”, concluiu.

 

Supervisor Destaque

A região do Triângulo Mineiro também se destacou na categoria Supervisor, que consagrou o zootecnista Raul Ribeiro da Silveira. Ele atribui a premiação ao trabalho realizado conjuntamente com os técnicos de campo. “O prêmio não é meu, é de toda equipe. Quando a gente recebe uma premiação dessa, mostra que o trabalho de supervisão e da equipe está sendo bem-feito. Eu sou apenas uma pessoa à frente para apoiá-los e direcioná-los para que executem o trabalho de campo com mais engajamento. Estou muito feliz, é gratificante ter o trabalho reconhecido”, afirmou.

Além deste prêmio, quatro produtores supervisionados por Raul Silveira foram consagrados no evento.

 

Premiação para a regional de Valadares

Na regional de Governador Valadares, o técnico de campo Teófilo Marçal Ribeiro Cardoso ficou em 3º lugar entre os técnicos de campo do ATeG Bovinocultura de Corte. Ele foi premiado pelo trabalho desenvolvido junto ao produtor rural Luiz Homem de Faria Junior, que esteve presente na premiação. Luiz Homem foi premiado na categoria Sucessão Familiar.

“A minha família e eu só temos a agradecer ao Sistema Faemg Senar por nos proporcionar treinamentos qualificados que nos permite seguir no meio rural com lucratividade e uma visão melhor de sucessão familiar dentro do campo que é o que nós gostamos de fazer no setor da pecuária. Venho de uma sucessão familiar, o meu pai era produtor rural e me ensinou tudo que sei hoje e agora estou dando sequência a essa sucessão com o meu filho, Luiz Homem de Faria Neto, que também é apaixonado com a atividade rural”, declarou Luiz Homem de Faria Junior.

 

Ao centro, Luiz Homem de Faria Junior e Luiz Homem de Faria Neto, da região de Governador Valadares, foram os vencedores na categoria Sucessão Familiar

 

Teófilo Marçal Ribeiro Cardoso não pôde estar presente, mas ficou satisfeito com a conquista e explicou um pouco do trabalho desenvolvido no Vale do Rio Doce. “Fiquei bastante envaidecido com essa premiação. Os trabalhos com o Luiz Homem de Faria Junior e seu filho Neto estão bem focados na atividade de cria de gado Nelore, sendo assim as orientações e trabalhos desenvolvidos estão relacionados a nutrição do rebanho onde contempla manutenção de pastagens e suplementação mineral e protéica, manejo sanitário com as vacinas preventivas e vermífugos e, por fim, manejo sanitário com implantação de estação de monta e diagnóstico de gestação”, declarou o técnico de campo.

Na premiação do ATeG Bovinocultura de Corte do Sistema Faemg Senar, o supervisor Sávio Coelho de Magalhães representou o técnico Teófilo Cardoso, recebendo por ele o troféu conquistado.

"As ações desenvolvidas pelo Teófilo juntamente com a família do Luiz Homem de Faria Junior possuem cunho técnico, no que se refere a gestão, é feito um trabalho de aplicação da metodologia através da implementação das ferramentas de gestão para cálculo dos custos de produção, uso eficiente dos recursos e planejamento estratégico dos rumos da propriedade onde a sucessão familiar atua ativamente. Aproveito para parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido e por esta conquista", destacou Sávio Magalhães.

 

Premiação para a região Norte

Na região Norte de Minas, três produtores rurais da cidade de São Francisco foram premiados. Cleiton Mendes Almeida foi o segundo colocado do estado na categoria Ciclo Completo. Ele, que atua na pecuária de corte desde 2001 e tem a atividade como principal sustento da família, transformou a forma de atuar em campo e tem colhido bons resultados com as novas práticas adotadas, inclusive com a indicação ao prêmio. “Receber a premiação foi uma surpresa. Quando comecei a participar do ATeG não imaginava que receberia um prêmio. Eu queria realmente evoluir na atividade, usufruir ao máximo do que o técnico tem a passar, e foi o que fiz. É um ânimo extra para manter as boas práticas e novos conhecimentos que aprendi”.

No caso de José Aroldo de Almeida não é diferente. Ele foi premiado na categoria Cria, em segundo lugar. Na propriedade as mudanças já estão em andamento e a todo vapor para seguir evoluindo. Ele adaptou manejos, alimentação e a rotina de trabalho, que possibilitaram maior rendimento das 170 cabeças de gado. “Lidar com a fazenda e as novas tecnologias é prazeroso. O ATeG mudou muito a rotina de trabalho. Entre várias novidades, passei a adotar um sistema de divisão da fazenda em módulos, onde os animais ficam em sistema rotacionado, o que melhorou meu aproveitamento do capim, porque consigo evitar perda de alimento pelo pisoteio do pasto constante”, relata.

Na mesma categoria, Rogério Fonseca Rocha, que coordena duas fazendas que já estão na família há muitos anos, vê no ATeG o início de uma nova etapa dos empreendimentos, com mais técnica e profissionalismo. “Eu sempre busquei melhorar, mas a assistência do Sistema Faemg Senar tem sido um diferencial no dia a dia, com um acompanhamento em todas as fases da fazenda. O programa é essencial. Só quem busca esse conhecimento técnico sabe falar da mudança que é possível conquistar”.

 

Medalha de ouro

Além dos produtores rurais, o técnico de campo Zaqueu Gonçalves Carvalho, que atua justamente na assistência aos produtores premiados, foi o grande vencedor. O profissional destaca que a premiação tem grande representatividade e mostra o potencial do Norte de Minas.

“Receber o prêmio é o reconhecimento do trabalho bem-feito que foi realizado junto a estes produtores. Estou no meu terceiro ano de ATeG e busco sempre o aperfeiçoamento técnico dos produtores assistidos, então é uma satisfação por saber que eles foram premiados também. São conquistas importantes para a região, mostra o avanço do Norte de Minas, que tem tudo para se tornar o celeiro da pecuária”, afirma Zaqueu Gonçalves

Técnico de campo Zaqueu Gonçalves Carvalho, da região Norte de Minas, recebeu o prêmio de melhor técnico