Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Paixão pela cafeicultura no Sítio Santo Amaro

MEU CAFÉ NO SISTEMA FAEMG SENAR
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA
14/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Luiz Carlos de Faria, do Sítio Santo Amaro, em Silvianópolis, é o Destaque do Mês no Sistema Faemg Senar

Um café para despertar todos os sentidos. Com uma pontuação de 87,75 e cultivado a 940 metros de altitude, no Sítio Santo Amaro, em Silvianópolis, o grão carrega a essência da terra e o cuidado de Luiz Carlos de Faria e sua família. Em cada xícara, é possível encontrar um sabor inigualável, com notas de caramelo, cidreira, frutas cítricas e hortelã que se equilibram perfeitamente. O corpo denso e licoroso, a acidez cítrica e os toques de mel criam uma experiência única e memorável. Mais do que um café, é a história de superação e paixão de uma família que dedica sua vida à cafeicultura.

Em 1988, após perder o seu avô Ozório Francisco de Faria, o pai de Luiz Carlos, Pedro Francisco de Faria, adquiriu 2,4 hectares de terra propícios para o cultivo de café. O que começou como um grande desafio, rapidamente se transformou em uma paixão que atravessou gerações, tornando Luiz Carlos o produtor destaque do mês no Meu Café no Sistema Faemg Senar.

"Se a gente contar, ninguém acredita!", diz Luiz Carlos, emocionado, ao lembrar da trajetória da família. Seu pai, Pedro, era trabalhador rural. Com esforço e dedicação, e sem muitos recursos, conseguiu plantar os primeiros 500 pés de café em sua propriedade.

Hoje, com 18 hectares, sendo 5 hectares dedicados ao café, Luiz Carlos celebra conquistas que antes pareciam distantes. Trabalhando com café há mais de 30 anos, sua relação com a lavoura começou muito cedo, acompanhando a família na colheita. Ao lado da esposa, Karina Klama da Silva, ele continua a tradição familiar com a filha de 4 anos, Sara Emanuelle, que já demonstra o mesmo carinho pela cafeicultura. A produção atual gira em torno de 140 sacas por biênio, das quais 20% são de café especial.

Luiz Carlos de Faria, sua esposa Karina Klama da Silva, e a filha do casal Sara Emanuelle

Em 2023, Luiz Carlos começou a receber os atendimentos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, oferecido pelo Sistema Faemg Senar, o que ampliou sua visão sobre a qualidade e o potencial do café que produz. "Já fiz novos cursos e estou investindo bastante em conhecimento", conta ele, referindo-se aos cursos de Classificação e Degustação de Café e curso de Torra. Ele ainda espera participar do curso de Cafés Especiais para aprimorar ainda mais a qualidade da sua produção.

Sítio Santo Amaro

Agora, o sítio já conta com uma estrutura que inclui um trator, uma carreta hidráulica, uma roçadeira, um caminhão, um terreiro de concreto de 450 metros quadrados e dois terreiros suspensos, construídos recentemente. "Meu pai, com 81 anos, adorou a ideia do terreiro suspenso", compartilha Luiz Carlos, com orgulho de ainda poder contar com o apoio do pai na lida diária.

Sara Emanuelle e o avô (pai de Luiz Carlos) Pedro Francisco de Faria

Em 2022, Luiz Carlos conquistou o sétimo lugar no concurso da Coopervas, o que despertou nele o desejo em participar de mais competições. Este ano, ele está competindo em quatro concursos: Cupping do ATeG, durante a Semana Internacional do Café; Florada Premiada, da Três Corações; o concurso da Coopervas; e o Cup of Excellence 2024, da BSCA.

O caminho até aqui foi longo, mas a motivação vem da fé e da família. "Enquanto eu arrumava o material para enviar ao Sistema Faemg Senar, minha filha veio até mim e disse para continuarmos trabalhando bastante que ainda ganharíamos muitos troféus. Foi um sinal divino de que estamos no caminho certo”, conta Luiz Carlos.

O café do Sítio Santo Amaro, é o escolhido pelo “Meu Café no Sistema Faemg Senar”, para o mês de setembro. O projeto dá visibilidade para cafeicultores e marcas que produzem cafés especiais nos canais de comunicação da entidade, além de ser servido em eventos e ações promovidas na sede e nos 10 Escritórios Regionais localizados no interior de Minas.