Mais 40 jovens do campo do Triângulo Mineiro ingressaram no Programa Aprendizagem Rural, executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES para capacitar para o mercado de trabalho. Em parceria com a Usina Cerradão, foram formadas mais três turmas, sendo duas em Itapagipe, com 25 alunos, e uma em Frutal, com 15. O programa tem o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais desses municípios. A aula inaugural do curso de Cultivo da Cana-de-açúcar ocorreu nesta semana.
A coordenadora do programa, Cristiane Trigueiro, explica que esta será uma oportunidade de qualificação profissional. Os adolescentes e jovens vão aprender desde o planejamento do plantio da cana-de-açúcar até o processo de colheita. “Estamos reforçando a parceria com a Usina Cerradão, uma das pioneiras em Minas Gerais neste programa. O objetivo é que, daqui a um ano, a gente possa comemorar o encerramento das turmas com sucesso, com vários jovens com um plano de futuro construído”.
A coordenadora de Recursos Humanos da Usina Cerradão, Laila Peres, destaca que a parceria com o SENAR neste programa começou em Frutal e, agora, foi ampliada para Itapagipe. “Visa ao desenvolvimento desses jovens e oportuniza que tenham contato com o mundo organizacional. Estamos otimistas de que vamos ter talentos bem promissores nas novas turmas, assim como tivemos nas anteriores e que hoje são nossos profissionais em diversas áreas”.
“O programa traz uma luz para os adolescentes e jovens inscritos, que podem escrever uma nova história pelo aprendizado e profissionalização. É uma oportunidade de se colocarem no mercado de trabalho”, comentou a analista técnico regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Dorvina Maria Fernandes, que esteve presente nas aulas inaugurais.