Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Faemg e Fetaemg firmam Convenção Coletiva de Trabalho

RELAÇÕES DE TRABALHO
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
20/05/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) firmaram, nesta terça-feira (20/5), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que regerá as relações de trabalho no setor rural mineiro em 2025. A negociação aplica-se exclusivamente às regiões onde não há sindicatos patronais ou trabalhadores formalmente constituídos, ou seja, aos municípios sem representação sindical organizada.

A construção da CCT partiu de um processo de escuta qualificada, envolvendo sindicatos patronais, produtores rurais e cooperativas, para atender às peculiaridades do setor agropecuário mineiro. O objetivo é promover segurança jurídica nas relações de trabalho no campo, oferecendo parâmetros claros e equilibrados, em consonância com a legislação vigente e os interesses dos produtores.

Com a assinatura formalizada, o próximo passo é o registro do documento no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse registro garantirá a validade legal da convenção e permitirá o acesso público ao seu conteúdo. O acordo foi assinado pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e pelo presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, com a presença e ratificação do Superintendente Regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans.