Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Agro+Verde é apresentado em evento sobre cacau

AGRO + VERDE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
07/05/2025 . SISTEMA FAEMG, INAES
Gerente regional do Sistema Faemg Senar apresenta o Agro + Verde aos participantes do Cacauicultores do Futuro 

Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi escolhida para sediar, pela primeira vez no estado, o Programa Cacauicultores do Futuro. A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens produtores rurais de 18 a 29 anos para a produção de cacau, impulsionando o desenvolvimento dessa cultura na região. Como parte da programação, os participantes conheceram o Programa Agro+Verde — uma parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Cargill, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) — que visa expandir o cultivo de cacau para áreas não tradicionais do Norte mineiro. A proposta envolve o consórcio entre cacau e banana em propriedades rurais da região, e já está em execução: as primeiras mudas de cacau foram plantadas em Jaíba no início de abril.

Atualmente, o programa contempla mais de dez municípios do Norte de Minas e tem como meta fomentar o cultivo de 3.000 hectares de cacau. Nos dois primeiros anos, o cultivo é feito de forma consorciada com a banana, já instalada nas propriedades. A substituição total da área ocorre gradualmente, entre três e quatro anos, conforme o desenvolvimento das plantas. A expectativa é que o Agro+Verde contribua para a consolidação de uma cadeia produtiva local mais estruturada e sustentável.

“O nosso trabalho é capacitar produtores e trabalhadores rurais. Falar sobre assistência técnica e gerencial com esses jovens, que já estão no campo, é essencial para garantir a sucessão familiar. Apoiar sua permanência no meio rural e a continuidade das atividades das famílias é uma das nossas prioridades. E isso só é possível com informação, conhecimento, inovação e tecnologia”, destacou o gerente regional Dirceu Martins.

Cacauicultores do Futuro

Desenvolvido por uma empresa multinacional líder no mercado, o Programa Cacauicultores do Futuro oferece uma formação completa aos jovens produtores, com atividades teóricas e práticas, debates com especialistas, análises de mercado e troca de experiências. Entre os dias 6 e 8 de maio, a programação incluiu visitas técnicas a propriedades em Janaúba e Jaíba, onde os participantes conhecem de perto soluções inovadoras e sustentáveis para o cultivo do cacau.