até
quarta-feira, 1 de abril de 2020
SENAR MINAS capacita moradores de Uruana de Minas para o turismo rural
Élcio Fonseca, de Patos de Minas

Conhecida como “Cidade das Cachoeiras”, Uruana de Minas, que tem aproximadamente 4.000 habitantes, recebe visitantes do Brasil e do mundo durante o ano todo atraídos pelas riquezas naturais da cidade, que fica na região noroeste do estado. Até pouco tempo atrás os próprios moradores não enxergavam o potencial turístico do município, mas após a atuação do Sistema Faemg/Senar Minas na área do turismo rural, as coisas começaram a mudar na cidade.

Através da parceria da entidade com a Capul (Cooperativa Agropecuária de Unaí) e com a prefeitura de Uruana de Minas, os moradores começaram a receber capacitações na área do turismo rural. Nos últimos dois anos, aproximadamente 200 habitantes do município fizeram cursos do Senar Minas, como A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros, Empreendendo com o Turismo no Espaço Rural, Empreendendo na Atividade Artesanal e Empreendendo no Serviço de Alimentação. Em breve, após esse momento de pandemia de coronavírus, os moradores terão oportunidade de adquirir mais conhecimento, através do Programa Agente de Turismo Rural, que trata o tema com mais profundidade.

Gal Bernardo, instrutora credenciada na área de Turismo Rural, ministrou todos os cursos até agora em Uruana de Minas e também será responsável por conduzir o programa. “Os moradores de Uruana acordaram para o turismo. Antes, se chegava um turista, serviam um cafezinho, agora já montam mesas de café colonial. Antes, chamavam qualquer um que estivesse atoa para levar o turista aos atrativos da cidade, agora chamam um condutor para acompanhar esse turista. Eles perceberam que o turismo rural é uma oportunidade de renda.  Mineiro sempre tem braços abertos para receber turistas, mas agora, em Uruana, estão profissionais. O Sistema Faemg/Senar Minas está fazendo isso por lá, profissionalizando os moradores para desenvolver o turismo rural com capacidade de gerar emprego e renda”.

Mara Resende é educadora física, natural de Uruana de Minas e por isso conhece cada cantinho do município. Quando soube das capacitações na área do turismo rural, não quis ficar de fora. “Eu sou apaixonada por essa cidade e por suas riquezas naturais. Me interessei pelas capacitações porque sempre quis atuar profissionalmente nessa área. Já estou conduzindo turistas e só tenho a agradecer pelas oportunidades”.

Divulgação em vídeo

Recentemente, o município ganhou mais um aliado, especialista em comunicação. Célio Leitão está trabalhando no setor de comunicação da prefeitura e acabou de produzir um vídeo apresentando a “Cidade das Cachoeiras”. O vídeo já rodou o mundo através da internet. “Eu morava em Brasília, mas agora, aos 42 anos, vim para Uruana de Minas e não quero mais sair daqui. Estou apaixonado por essas riquezas naturais, por esse potencial turístico do município. Estou extremamente feliz por poder dar mais visibilidade à cidade através do meu trabalho. Os cursos estão transformando a vida dos cidadãos de Uruana, gerando conhecimento e renda para as famílias. Vejo o turismo como um ponto de fuga importante não só para o município, mas para toda a região, queremos continuar investindo nisso”.

Assista:

Últimas notícias publicadas
03/06/2020 SENAR capacita novos técnicos para o projeto SuperAção Brumadinho
02/06/2020 Produtores concluem programa Sucessão no Campo em São Domingos do Prata com mensagens em vídeo
02/06/2020 Trabalhadores rurais aprendem a identificar e combater pragas e doenças do café
01/06/2020 Paixão pela pecuária leiteira: produtor de Carvalhópolis investe na inseminação artificial
01/06/2020 1ª Webconferência do Programa ATeG reúne 250 profissionais para alinhamento de procedimentos do Sisateg
01/06/2020 SENAR registra recorde de acessos às cartilhas virtuais
29/05/2020 Produtores de leite de Caldas e Carmo do Cajuru iniciam participação no Programa ATeG
29/05/2020 De empresário da educação para produtor rural com o ATeG Leite
29/05/2020 Com o Programa ATeG, casal de Olhos D'Água muda realidade na fazenda
29/05/2020 SENAR participa da terceira missão do Banco Mundial para o projeto Paisagens Rurais
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br